No dia 23 de junho, realizaremos a Feira de Ciências do Colégio Alfa CEM Bilíngue. Nesta edição, o evento terá como tema “Um olhar investigativo sobre o Sertão Carioca”. Trata-se da região de entorno das nossas unidades, formada pela Baixada de Jacarepaguá e Barra da Tijuca. O evento terá como principais eixos temáticos: (1) as lagoas de Marapendi, Jacarepaguá e Tijuca que formam o complexo lagunar da região; (2) a larga biodiversidade ainda encontrada em restingas, manguezais e florestas remanescentes; (3) e possíveis soluções para os conflitos entre preservação e urbanização deste resquício de Mata Atlântica.
O “Sertão Carioca” é o apelido dado pelo historiador Magalhaes Correa, em obra de mesmo nome, na década de 1930, para esta região na Zona Oeste carioca; na época, considerada um dos últimos redutos sertanejos da cidade, com fazendas, roçados e um incrível espaço de Mata Atlântica (no início do século XX ainda tínhamos onças pardas, jaguatiricas e tamanduás-bandeira por aqui!) e agora, menos de um século depois, considerada uma das mais importantes regiões econômicas da cidade e, por isso, palco de intensos debates entre ambientalistas e progressistas.
Na Feira de Ciências, os alunos das turmas de 2º ao 5º ano apresentarão as descobertas provenientes dos Trabalhos de Campo implementados em várias localidades do entorno, reunindo conhecimentos sobre fauna e flora endêmicas, e sobre os desafios de manter esse patrimônio natural; eles utilizarão a Feira como local privilegiado para as conclusões Pós-Campo. Enquanto as turmas de 1º ano, terão na Feira Ciências a oportunidade de expor seus estudos pré-campo – já que os estudantes mais novos farão o trabalho de campo no segundo semestre.
A Feira tem ainda um outro relevante objetivo: sensibilizar os responsáveis – também – para os desafios de valorização do Sertão Carioca, em uma ação de vanguarda – de “formação de pais” – pretendemos não apenas aproximar os adultos do objeto de aprendizagem abordado em sala de aula com as crianças, mas, principal e consequentemente, permitir que usufruam da mesma oportunidade para construírem novos conhecimentos e assim também contribuírem com a extremamente necessária luta por uma ecologia do cotidiano.