fbpx
loader image

INSTITUCIONAL

SOBRE O ALFA CEM BILÍNGUE

O Colégio Alfa CEM, idealizado através do sonho de uma professora de História, nasceu com uma diferenciada, e hoje reverenciada, filosofia educacional que impulsiona a percepção do aluno, fazendo-o refletir, questionar e principalmente transformar.
Hoje, ao educarmos nossa segunda geração de alunos, filhos de nossos bem sucedidos ex- alunos, alegramo-nos pela certeza de que, através de nossa metodologia, somos parte transformadora de uma história de sucesso.

 

Mantendo sólida a premissa de que o Conhecimento Humano é o maior tesouro a ser legado para as próximas gerações e que, ao mesmo tempo, a autonomia intelectual oferecerá ao estudante a capacidade de manusear o conhecimento, adquirido e/ou produzido, de maneira única e autêntica, o Colégio Alfa CEM Bilíngue aposta na diversificação metodológica para gerar o prazer da aprendizagem, seguida pelo desenvolvimento de múltiplas formas de aprender durante toda a vida.

FILOSOFIA PEDAGÓGICA

O Colégio Alfa CEM Bilíngue inaugurou sua matriz em 1994 e acumula desde então quase três décadas de experiência em educação de crianças e jovens em todos os segmentos de escolarização básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio. Hoje, com seis unidades (Jacarepaguá, Barra da Tijuca (Clube da Aeronáutica), Arena Parque Olímpico, Barra da tijuca – Riviera, Recreio dos Bandeirantes e inaugura em 2023 a sua Unidade Tijuca), cerca de 4.000 alunos e mais de 500 colaboradores entre professores e funcionários. 

A Rede Alfa CEM orgulha-se de garantir uma identidade pedagógica ímpar, que estimula a autonomia intelectual e o desenvolvimento da competência humana mais relevante: o aprender a aprender.

Organizado a partir de um currículo de vanguarda, o Colégio Alfa CEM oferece letramento bilíngue chancelado pela Universidade de Cambridge em todos os segmentos, um programa de aulas especialmente direcionado ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, amplo incentivo ao uso e produção de novas tecnologias em sala de aula, diversificação metodológica para assegurar o atendimento às singularidades nos modos de ensinar e aprender de cada sujeito envolvido no processo e, claro, muito afeto para trilhar ao lado de seus alunos o caminho de uma educação verdadeiramente emancipatória, que permita romper fronteiras, superar limites e ir além.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aprender a aprender: esta é a meta pedagógica do Colégio Alfa CEM Bilíngue. Para isso, um currículo organizado por estímulos crescentes de criatividade, disciplina e autoconhecimento é posto em prática. Aliamos as práticas tradicionais e seus reconhecidos benefícios às novas metodologias de aprendizagem ativa que colocam o estudante no centro do processo educativo e estimulam o desenvolvimento das habilidades que o século XXI exige: criatividade, empreendedorismo e cooperativismo.

Um currículo bilíngue imersivo (chancelado pela Universidade de Cambridge), Trabalhos de Campo, Projetos Interdisciplinares, o uso e a construção de novas tecnologias em sala de aula – juntos – despertam a paixão pelo aprendizado, ampliam os horizontes e as potencialidades, garantindo que nossos estudantes estejam prontos para ir além.

CORPO DOCENTE

O Colégio Alfa CEM valoriza e promove a formação continuada das equipes de professores e para todos os colaboradores envolvidos nas unidades. Através de muitos encontros ao longo do ano letivo, os profissionais participam de cursos internos e externos nas melhores universidades e instituições de formação docente.

Algumas ações para as equipes:
Cursos sobre metodologias ativas
Formação em ensino híbrido
Reuniões semanais com as lideranças pedagógicas
Acompanhamento e orientação para sala de aula
Avaliações de desempenho

RESULTADOS DE CAMBRIDGE

Desempenho do Colégio Alfa CEM
supera as médias nacional e mundial

Para pensarmos nos resultados nos Exames de Proficiência de Cambridge, devemos, em primeiro, conhecer um pouco dessa parceria de sucesso que se mantém e se amplia há mais de uma década.

Há 11 anos, a Rede Alfa CEM Bilíngue utiliza os materiais didáticos da Cambridge University Press, a fim de consolidar o nosso projeto bilíngue. Com isso, da Educação Infantil ao Ensino Médio, todos os nossos alunos fazem uso de materiais de primeira linha, possibilitando um ensino integrado e de imersão.

A partir dos excelentes resultados nos Exames de Proficiência de Cambridge – 100% de aprovação -, desde 2008, tornamo-nos um Centro dos Exames de Proficiência de Cambridge (Cambridge English – Exam Preparation Centre). O que isso quer dizer??? Quer dizer que os nossos alunos participam dos Exames de Proficiência dentro das instalações da Rede Alfa CEM Bilíngue.

E a novidade para 2022 é a parceria fechada com Cambridge Assessment International Education, na qual fomos habilitados, desde 2019, a construir uma nova experiência de ensino: a internacionalização de conteúdos.

O trabalho de internacionalização ocorrerá dentro do Integral e do Integral Master, disponibilizado para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1. Serão mais 6 horas semanais, o equivalente a mais duas disciplinas de currículo internacional, além da estimulação à oralidade da Língua Inglesa. Com isso, os nossos alunos poderão imergir com mais intensidade, aproximando-se mais da fluência nativa.

Tudo isso é o resultado de um trabalho intenso e focado na aprendizagem do aluno. Os resultados foram primordiais para essa consolidação:

Como a Rede Alfa CEM Bilíngue acredita na educação de crianças e jovens, estimulando o desenvolvimento da autonomia intelectual, da criatividade e da responsabilidade social, os nossos alunos participam, anualmente, de intercâmbio internacional. Essa ação é mais uma forma de exposição à Língua Inglesa e ao entendimento real da sua utilização.

Quer saber mais? Venha nos conhecer!!!