WhatsApp Agendar visita
WhatsApp Book visit
loader image

Conheça o Map Based – Aprendizagem baseada em mapas

Compartilhar

A Aprendizagem Baseada em Mapas constitui uma interessante metodologia ativa; isso porque permite que o estudante ressignifique os conhecimentos construídos a partir de uma lógica própria e familiar, garantido-lhes exercícios de exploração/potencialização de suas habilidades de síntese e de organização hierárquica de conteúdos e/ou temas abordados nas diferentes áreas do conhecimento em sala de aula.

O uso de Mapas na aprendizagem incentiva que o aluno perceba-se responsável pelos seus estudos, responsável pelas etapas de seu crescimento intelectual; isso porque, na medida em que realiza a produção dos desenhos (os mapas), a criança e/ou o jovem consegue compreender os estágios de aprendizagem em curso, identificando facilidades e também dificuldades, podendo investir em seguida com mais pesquisas individuais sobre determinados temas, trabalhos em times de estudos (instrução por pares) ou anotando dúvidas para que o professor seja acionado na aula seguinte.

Resumidamente, há três categorias de mapas possivelmente aplicados à sala de aula: mapas criativos, mapas mentais e mapas conceituais. Porém, é mais comum que o Mapa Conceitual seja usado na Educação Básica; isso ocorre porque esta categoria de mapa – muito didática e adaptável a diferentes faixas etárias/séries/segmentos – possibilita que o estudante construa as estruturas como resultado da síntese de conteúdos e/ou conceitos apresentados nos diferentes componentes curriculares ou, eventualmente, provenientes da interação entre eles.

Os mapas conceituais são basicamente constituídos por caixas organogrâmicas (que acolhem os conteúdos que pretende-se descrever e sistematizar) e   verbos conectores (que estabelecem relações entre os conteúdos destacados “nas caixas”); esta versão de mapa, muito utilizada no Colégio Alfa CEM Bilíngue, está presente em nossas apostilas e nossas aulas presenciais. E também pode ser encontrada em hibridismos metodológicos, unindo o map-based à sala de aula invertida (flipped-based) e aos trabalhos em equipes (team-based). A diversificação assegura ainda mais qualidade para os resultados pretendidos e garante que os estudantes possam “aprender diferentes formas de aprender” e assim identificar aquelas que mais se alinham a suas expectativas e características pessoais.

Screenshot - 22-06-2018 - 16:15:29

banneragendamentodereunio_1_original (1)

Mais para explorar

Ensino Médio

 Fórum de Humanas

O Colégio Alfa CEM tem se destacado por sua abordagem inovadora e prática no ensino, promovendo o desenvolvimento integral de seus alunos. Um dos Projetos

Educação Infantil

 English Project 2º trimestre 

Já imaginou uma aula inteiramente em Inglês que envolva atividades lúdicas, com muitas brincadeiras e músicas? Pura diversão, não é mesmo?! Aqui no Planeta Alfa

Para participar do nosso processo seletivo, você deve preencher o formulário abaixo com seus dados, selecionar uma das vagas disponíveis, a unidade desejada e anexar seu currículo.
Boa sorte!

💙💛❤️

OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.