WhatsApp Agendar visita
WhatsApp Book visit
loader image

Entrevista com o Diretor da Unidade Jacarepaguá – Rafael Galvão

Compartilhar

Entrevista com o Diretor da Unidade Jacarepaguá – Rafael Galvão

1. Quais são os maiores desafios ao liderar a primeira e maior unidade da Rede Alfa CEM Bilíngue?

R: A unidade Jacarepaguá é o berço do Alfa CEM, onde o projeto pedagógico da Professora Maria Cristina se desenvolveu e ganhou a robustez que nos permitiu expandir. Recebo constantemente ex-alunos que retornam agora com seus filhos e tenho a responsabilidade de manter a mesma performance que fez, em alguns casos, a terceira geração de uma família ocupar nossos cartazes.

Isso foi forjado com respeito, relacionamento próximo e qualidade de ensino. Sou muito agradecido à direção geral de me confiar um legado tão importante.

2. Como é trabalhar com a pluralidade de segmentos na mesma unidade?

R: Adoro transitar entre o Planeta Mágico e o Alfa CEM, acompanhar a evolução dos alunos, ver em seus olhos o caminho traçado pela instituição e pelos professores que são seus desde sempre. Além disso, é impressionante ver como o trabalho pedagógico evolui segmento a segmento, trabalhando cada fase do aluno de acordo com sua faixa etária, de forma que o melhor de cada aluno seja desenvolvido. Costumo dizer que, no Alfa CEM, conseguimos preparar alunos que escolhem ser músicos, professores, engenheiros e até astronautas… Damos as ferramentas para que os alunos cheguem onde desejam.

3. Como é a experiência de liderar equipes especializadas para cada segmento?

R: Minha equipe é excepcional, são anos de experiência e formação de qualidade, temos uma troca constante de aprendizados; fico bastante confortável em pensar nas demandas macro da escola, sabendo que em cada segmento tenho supervisores e equipes focadas nas demandas que cada segmento exige.

4. Como se dá o processo de integração de novos alunos junto aos que já nos acompanham desde a Educação Infantil para que eles se sintam acolhidos?

R: Trabalhamos as habilidades de vida através do nosso Projeto Resgatando Valores. Estes são: Respeito, Amizade, Convivência, Cooperação, Generosidade, Honestidade, Responsabilidade, Superação e outros. O desenvolvimento destas habilidades tornam nossos alunos receptivos e amáveis, aliado ao desenvolvimento das atividades, nas quais o educador inclui alunos novos em grupos de alunos antigos, tornando o acolhimento agradável e natural.

5. Quais são os desafios de lidar com a expansão do bairro e o aumento da procura pelo colégio?

R: Jacarepaguá é um dos bairros que mais cresce no Rio de Janeiro. Temos um público exigente que procura infraestrutura e educação de qualidade, e estamos prontos para oferecer isso.

Não fazemos ações de marketing em outdoor e não panfletamos. Nosso público surge das indicações de quem nos conhece e não apenas aprova, comprova que oferecemos o melhor ensino de Jacarepaguá.

6. Como manter o aluno engajado ao longo de um ano de preparação?

R: A melhor forma de manter o foco é transformar a preparação em pequenas metas, assim o aluno não pensa na prova que irá acontecer somente no fim do ano, o próximo simulado sempre é o seu alvo.

Dessa forma cada aluno tem metas individuais traçadas ciclo a ciclo. E além da meta individual, uma meta para a turma é proposta, e quando esta é batida, a turma recebe um prêmio coletivo, que pode ser desde uma tarde de pizza liberada até um simples dia temático no qual os alunos podem vir fantasiados e fazem uma pequena confraternização no intervalo.

Um outro fator mais técnico é fazer com que o aluno conheça o concurso, compreenda o que é T.R.I, compreenda as metas de corte e saiba a diferença entre os modelos ENEM e UERJ para, dessa forma, optar pelo concurso que terá mais facilidade de aprovação e perceber que a aprovação está mais próxima do que imaginava.

 

7. A que se deve o excelente resultado do Colégio Alfa CEM Bilíngue no ENEM 2019?

R: A estrutura básica é aquela que muitas escolas fazem, ou seja, equipe de qualidade e intensidade dos exercícios. O diferencial do Alfa CEM se deve a 3 fatores:

  • A Formação Continuada, na qual a maioria desses alunos são nossos desde pequenos, e por isso tiveram uma base sólida de aprendizado desenvolvida ao longo de uma trajetória escolar;
  • Os Simulados Internos e Externos: nossos alunos fizeram muitos simulados ao longo do ano, dez internos e três externos, além do simulado UERJ. Como cada simulado tem dois dias de prova, foram um total de 27 dias de avaliação, tornando a preparação não somente intelectual, mas também física, afinal, ficar mais de 4 horas em uma avaliação é uma verdadeira prova de resistência. O dia da prova de verdade, para nossos alunos, não passa de mais um simulado;
  • O terceiro fator e, na minha opinião, o principal, é o conhecimento que temos sobre alunos e suas necessidades. Sabemos os pontos fortes e fracos de cada aluno, sabemos seus objetivos, portanto podemos direcioná-lo para a universidade onde ele terá melhor resultado, de acordo com seu perfil.

8. O que o Alfa CEM espera do ENEM Seriado?

R: Achamos positivo o modelo seriado, dessa forma será possível uma preparação mais linear do aluno e ele passa a entender que o vestibular está muito perto.

Para isso, remodelamos nosso Ensino Médio. A partir de 2021, os alunos terão acompanhamento individual em Matemática e Redação, relacionado a uma avaliação semanal dessas matérias. Consequentemente, tratamos as dificuldades de forma imediata, quando diagnosticadas.

Implementaremos também simulados externos desde o nono ano para que o aluno saiba como está chegando ao Ensino Médio e prepare sua evolução nos próximos três anos.

9. E quanto à preparação para o ENEM de 2020 durante a pandemia?

R: Acredito que fomos bem rápidos na adaptação para o ensino remoto. Durante a primeira semana, começamos as gravações para o Pré Vestibular e, na segunda, já introduzimos as aulas ao vivo, mas seria leviano dizer que a preparação foi semelhante, ainda mais com um modelo de orientação tão individual como o nosso.  

Dessa maneira, iniciamos no dia 23 de novembro o Intensivo Alfa CEM, com testes de velocidade, diagnósticos constantes e um programa especial de motivação para otimizar o resultado de nosso alunos.

Mais para explorar

Ensino Fundamental 1

English Project EFAI

Para fechar o Primeiro Trimestre, tivemos uma semana de apresentações dos English Projects com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos

Para participar do nosso processo seletivo, você deve preencher o formulário abaixo com seus dados, selecionar uma das vagas disponíveis, a unidade desejada e anexar seu currículo.
Boa sorte!

💙💛❤️

OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.