WhatsApp Agendar visita
WhatsApp Book visit
loader image

Entrevista com a Diretora da Unidade Barra Aeronáutica – Claudia Schiavo

Compartilhar

Entrevista com a Diretora da Unidade Barra Aeronáutica – Claudia Schiavo

1 – Dentro de sua larga experiência como gestora escolar, o que faz o Alfa CEM Bilíngue despontar no mercado de educação?

R: O encantamento que a diretora geral Maria Cristina transmite a todos ao seu redor. Como professora, ela sonhou e investiu no sonho de construir uma escola com valores definidos e de desenvolver o “Aprender a Aprender” do corpo discente.

A equipe de profissionais é qualificada e estimulada a estar sempre buscando mais. O investimento com infraestrutura é constante.

Há um minucioso monitoramento para que a nossa filosofia e nossos valores não se percam com a expansão da rede com a abertura de novas Unidades.

   

2 – Qual a importância de estar inserida em um espaço aberto de tão rico contato com a natureza?

R: Nossa Unidade está em um espaço privilegiado, à beira da Lagoa, com muitas árvores, pássaros cantando e micos passeando pelos galhos.

O contato com a natureza é essencial para aprimorar nosso olhar, nossa sensibilidade e nosso poder de observação. Além disso, nos passa muita tranquilidade. 

Outro ponto relevante é sua localização. Por estar dentro de uma área militar, a segurança das famílias aumenta.

3 – Como a Unidade explora a localização privilegiada em que se encontra?

R: Os professores de todos os segmentos realizam atividades pedagógicas ao ar livre.

As crianças experimentam a aprendizagem em contato com a natureza, de forma concreta e na prática, o que é essencial em todas as faixas etárias.

Os alunos experimentam o horário do recreio ao ar livre a partir do Ensino Fundamental, sempre acompanhados, claro, pela equipe da escola. Temos um espaço aberto, com várias opções de atividades, dando a todos uma sensação de liberdade e facilitando a concentração no retorno.

4 – O ALFA CEM se intitula como uma escola de ensino tradicional. Por outro lado é uma escola de vanguarda na área tecnológica. Como isso acontece na prática? 

R: Quando afirmamos que somos tradicionais, estamos nos referindo à  construção da base de habilidades (concentração, raciocínio lógico, gosto pela leitura) e de competências (conteúdos essenciais em nossa formação) que desenvolvemos na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. Para realizarmos essa construção, fazemos uso de metodologias ativas, dinamizando os conteúdos e desafiando nossas crianças, colocando-os como protagonistas do processo de aprendizagem. Através do uso de tecnologias e da capacitação da equipe, é possível que eles se apropriem do conteúdo de forma ativa e autônoma, criando uma experiência pedagógica diferenciada.

Além disso, nosso lema “aula dada, aula estudada hoje” faz com que a consolidação desses conteúdos se dê de forma consistente e continuada, através de tarefas de casa diárias, criando no aluno o hábito e a rotina de manter seus estudos em dia.

   

5 – Além de um excelente trabalho nos segmentos de base, a que mais se pode atribuir o sucesso nos resultados nos vestibulares?

R: Em nosso cronograma, contamos com um Departamento de Educação composto por Coordenadores de Áreas. Assim, cada um fica responsável por aprimorar  as habilidades e  competências essenciais para um desempenho acadêmico exemplar. O acompanhamento individual dos alunos é também um grande diferencial, fazendo com que cada um entenda as suas dificuldades e trabalhe com o foco em superá-las.

Além disso, contamos com uma banca de correção de redações, que são semanais e  que atua individualmente nas dificuldades de cada aluno.

6 – A que se atribui a baixa evasão da Unidade no período de isolamento social?

R: Utilizamos um de nossos pilares: o Relacionamento Próximo! Fizemos contato frequente com as famílias, atendemos alunos com dificuldade de forma individual nas aulas on-line, ou em geral. Ouvimos e interagimos durante todo o isolamento. O nosso acolhimento fez toda diferença.

7 – Qual o diferencial pedagógico da escola durante o ensino remoto?

R: Fizemos um trabalho de adaptação por segmento: Na Educação Infantil começamos com videoaulas e gradativamente chegamos aos encontros on-line. No Ensino Fundamental 1 implantamos gradativamente a aula on-line até chegarmos a dar a carga horária completa, além de videoaulas extras para o aluno consultar em caso de dúvidas.

Nosso projeto ARTE-EDUCAÇÃO foi adaptado e se transformou em um grande diferencial em nossas turmas, pois fizemos uso da música e da arte para  despertar um novo olhar em nossas crianças, encurtando a distância e minimizando o isolamento.

A partir do Ensino Fundamental 2, as aulas on-line foram implantadas de imediato, mantendo assim o ritmo de estudo que havíamos dado desde o início do presencial, cumprindo o planejamento pedagógico.

    

8 – Como o bilinguismo do Alfa CEM se diferencia no mercado?

R: Nosso bilinguismo se diferencia na atmosfera imersiva no idioma que proporcionamos em nossa escola. O processo de aquisição da língua vai muito além das aulas de gramática. A língua inglesa está presente em todos os ambientes e no dia a dia das nossas crianças: nas sinalizações, nos projetos, nas festas, na socialização e, é claro, na carga horária diferenciada das nossas aulas diárias. Desde a Educação Infantil, onde começamos o processo de sensibilização do idioma, passando pela fixação das estruturas linguísticas e abordagem cultural e interdisciplinar, até as aulas de oralidade nos segmentos de Ensino Fundamental e Ensino  Médio.

A total aprovação dos nossos alunos nos exames de Cambridge há 5 anos consecutivos só vem comprovar o sucesso desse trabalho.

9 – O Alfa CEM realiza algum projeto socioemocional?

R: Trabalhamos, a partir da Educação Infantil, com o Projeto Resgatando Valores e nele abordamos valores como convivência, amizade, cooperação, respeito, dentre outros. A escola possui composições musicais próprias para cada um desses valores. Ao longo de sua trajetória escolar, esses valores vão sendo incorporados de forma que nossos adolescentes já conseguem  praticá-los com toda a comunidade escolar. Os alunos novos são acolhidos de uma forma ímpar.

Mais para explorar

Ensino Fundamental 1

English Project EFAI

Para fechar o Primeiro Trimestre, tivemos uma semana de apresentações dos English Projects com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos

Para participar do nosso processo seletivo, você deve preencher o formulário abaixo com seus dados, selecionar uma das vagas disponíveis, a unidade desejada e anexar seu currículo.
Boa sorte!

💙💛❤️

OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.