Entrevista com a Diretora da Unidade Barra Aeronáutica – Claudia Schiavo
1 – Dentro de sua larga experiência como gestora escolar, o que faz o Alfa CEM Bilíngue despontar no mercado de educação?
R: O encantamento que a diretora geral Maria Cristina transmite a todos ao seu redor. Como professora, ela sonhou e investiu no sonho de construir uma escola com valores definidos e de desenvolver o “Aprender a Aprender” do corpo discente.
A equipe de profissionais é qualificada e estimulada a estar sempre buscando mais. O investimento com infraestrutura é constante.
Há um minucioso monitoramento para que a nossa filosofia e nossos valores não se percam com a expansão da rede com a abertura de novas Unidades.
2 – Qual a importância de estar inserida em um espaço aberto de tão rico contato com a natureza?
R: Nossa Unidade está em um espaço privilegiado, à beira da Lagoa, com muitas árvores, pássaros cantando e micos passeando pelos galhos.
O contato com a natureza é essencial para aprimorar nosso olhar, nossa sensibilidade e nosso poder de observação. Além disso, nos passa muita tranquilidade.
Outro ponto relevante é sua localização. Por estar dentro de uma área militar, a segurança das famílias aumenta.
3 – Como a Unidade explora a localização privilegiada em que se encontra?
R: Os professores de todos os segmentos realizam atividades pedagógicas ao ar livre.
As crianças experimentam a aprendizagem em contato com a natureza, de forma concreta e na prática, o que é essencial em todas as faixas etárias.
Os alunos experimentam o horário do recreio ao ar livre a partir do Ensino Fundamental, sempre acompanhados, claro, pela equipe da escola. Temos um espaço aberto, com várias opções de atividades, dando a todos uma sensação de liberdade e facilitando a concentração no retorno.
4 – O ALFA CEM se intitula como uma escola de ensino tradicional. Por outro lado é uma escola de vanguarda na área tecnológica. Como isso acontece na prática?
R: Quando afirmamos que somos tradicionais, estamos nos referindo à construção da base de habilidades (concentração, raciocínio lógico, gosto pela leitura) e de competências (conteúdos essenciais em nossa formação) que desenvolvemos na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. Para realizarmos essa construção, fazemos uso de metodologias ativas, dinamizando os conteúdos e desafiando nossas crianças, colocando-os como protagonistas do processo de aprendizagem. Através do uso de tecnologias e da capacitação da equipe, é possível que eles se apropriem do conteúdo de forma ativa e autônoma, criando uma experiência pedagógica diferenciada.
Além disso, nosso lema “aula dada, aula estudada hoje” faz com que a consolidação desses conteúdos se dê de forma consistente e continuada, através de tarefas de casa diárias, criando no aluno o hábito e a rotina de manter seus estudos em dia.
5 – Além de um excelente trabalho nos segmentos de base, a que mais se pode atribuir o sucesso nos resultados nos vestibulares?
R: Em nosso cronograma, contamos com um Departamento de Educação composto por Coordenadores de Áreas. Assim, cada um fica responsável por aprimorar as habilidades e competências essenciais para um desempenho acadêmico exemplar. O acompanhamento individual dos alunos é também um grande diferencial, fazendo com que cada um entenda as suas dificuldades e trabalhe com o foco em superá-las.
Além disso, contamos com uma banca de correção de redações, que são semanais e que atua individualmente nas dificuldades de cada aluno.
6 – A que se atribui a baixa evasão da Unidade no período de isolamento social?
R: Utilizamos um de nossos pilares: o Relacionamento Próximo! Fizemos contato frequente com as famílias, atendemos alunos com dificuldade de forma individual nas aulas on-line, ou em geral. Ouvimos e interagimos durante todo o isolamento. O nosso acolhimento fez toda diferença.
7 – Qual o diferencial pedagógico da escola durante o ensino remoto?
R: Fizemos um trabalho de adaptação por segmento: Na Educação Infantil começamos com videoaulas e gradativamente chegamos aos encontros on-line. No Ensino Fundamental 1 implantamos gradativamente a aula on-line até chegarmos a dar a carga horária completa, além de videoaulas extras para o aluno consultar em caso de dúvidas.
Nosso projeto ARTE-EDUCAÇÃO foi adaptado e se transformou em um grande diferencial em nossas turmas, pois fizemos uso da música e da arte para despertar um novo olhar em nossas crianças, encurtando a distância e minimizando o isolamento.
A partir do Ensino Fundamental 2, as aulas on-line foram implantadas de imediato, mantendo assim o ritmo de estudo que havíamos dado desde o início do presencial, cumprindo o planejamento pedagógico.
8 – Como o bilinguismo do Alfa CEM se diferencia no mercado?
R: Nosso bilinguismo se diferencia na atmosfera imersiva no idioma que proporcionamos em nossa escola. O processo de aquisição da língua vai muito além das aulas de gramática. A língua inglesa está presente em todos os ambientes e no dia a dia das nossas crianças: nas sinalizações, nos projetos, nas festas, na socialização e, é claro, na carga horária diferenciada das nossas aulas diárias. Desde a Educação Infantil, onde começamos o processo de sensibilização do idioma, passando pela fixação das estruturas linguísticas e abordagem cultural e interdisciplinar, até as aulas de oralidade nos segmentos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A total aprovação dos nossos alunos nos exames de Cambridge há 5 anos consecutivos só vem comprovar o sucesso desse trabalho.
9 – O Alfa CEM realiza algum projeto socioemocional?
R: Trabalhamos, a partir da Educação Infantil, com o Projeto Resgatando Valores e nele abordamos valores como convivência, amizade, cooperação, respeito, dentre outros. A escola possui composições musicais próprias para cada um desses valores. Ao longo de sua trajetória escolar, esses valores vão sendo incorporados de forma que nossos adolescentes já conseguem praticá-los com toda a comunidade escolar. Os alunos novos são acolhidos de uma forma ímpar.