fbpx
loader image

Entrevista com a Diretora da Unidade Arena – Liliane Doria

Compartilhar

Entrevista com a Diretora da Unidade Arena – Liliane Doria

1 – Qual é o sentimento de estar à frente de uma unidade do Grupo Alfa CEM Bilíngue? 

Tenho um sentimento de orgulho e responsabilidade. Acompanhei o crescimento do Colégio Alfa CEM e tenho o compromisso de manter vivo o sonho da Prof.ª Maria Cristina e de seus filhos: conduzir uma escola que vê educação além do conhecimento, uma escola onde afeto e carinho estejam sempre presentes.  

2 – Quais foram os desafios encontrados para liderar a 3ª unidade inaugurada do Grupo Alfa CEM Bilíngue?

R: Uma nova unidade sempre encontra desafios, estamos em um local em expansão,  era preciso conhecer as famílias e manter a essência do colégio. Mas a organização e o planejamento do Alfa CEM permite, através de seus pilares, que são Relacionamento Próximo, Conhecimento, Infraestrutura e Bilinguismo, mantermos um único modelo de Escola em todas as unidades. 

3 – Por se tratar de uma unidade dentro do espaço da Arena Olímpica, quais foram as facilidades encontradas em relação à unidade? 


R: Estar dentro do  Parque Olímpico, além de nos proporcionar muita segurança, nos permitiu a expansão de áreas que atendem tanto a Educação Infantil quanto o Ensino Fundamental e Ensino Médio,  como a quadra de esportes e o parquinho, porém todos os espaços da Unidade Arena foram arquitetonicamente pensados para serem funcionais e atenderem às necessidades do espaço escolar. 

4 – Quais são os desafios de liderar um colégio que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio?

R: Cada segmento tem características diferentes. Assim, o grande desafio é formar uma equipe eficiente e posso dizer, sem hesitar, que é fácil liderar quando se tem uma equipe como a do Alfa CEM Arena, afinal todos os colaboradores acreditam no trabalho que realizamos.

5 – Qual a importância da Educação Infantil no projeto do Alfa CEM?

 

R: Considero a Educação Infantil uma das mais importantes etapas na formação do estudante. Ela socializa, desenvolve habilidades básicas para o sucesso escolar, promove a cidadania, o lúdico e os laços afetivos, que serão refletidos durante toda vida.

6 –  Estamos vivendo um momento delicado de pandemia no mundo que afetou todos de diversas formas. Qual foi o impacto da pandemia na unidade e como superaram este momento?

R: Ao mesmo tempo que sofremos um impacto enorme, assim como toda sociedade mundial,  fomos extremamente hábeis em criarmos soluções para que nossos alunos não sofressem prejuízos no seu ano escolar. Aprendemos a trabalhar com o ensino remoto, as videoaulas, as aulas ao vivo, as novas formas de avaliar. Entramos diretamente dentro do ambiente familiar do aluno e tudo isso nos trouxe muito aprendizado. Vimos nossos alunos se tornarem autônomos  do seu conhecimento e, com certeza, a forma de educar nunca mais será a mesma. Mesmo em um ano tão difícil, toda equipe Alfa CEM conseguiu transformar dificuldade em aprendizado.

7 – Quais foram as estratégias que o Alfa CEM ofereceu para que seus alunos pudessem ter acesso ao ensino de forma digital?

R: Como disse, foi um momento de muito aprendizado, o Colégio Alfa CEM já utilizava as plataformas digitais nas aulas, mas elas se tornaram a única alternativa para todas as aulas. Assim, foi preciso modificar a forma de ensinar: gravamos  aulas, usamos Google Meet, o Classroom, a plataforma Estuda e aulas transmitidas ao vivo. Aprendemos a cada dia e podemos dizer que nem tudo foi fácil, a internet nem sempre nos ajudou, mas temos um saldo extremamente positivo na forma digital de ensinar e de aprender.

8 – Sabemos que a educação socioemocional faz parte do desenvolvimento dos alunos, como foi a realização desses projetos de forma remota?

R:  O ano de 2020 nos privou da convivência presencial na escola, os projetos foram repensados, mas destaco o Projeto Resgatando Valores, que possibilitou a interação dos alunos, sem deixar de trabalhar valores como amizade, responsabilidade, generosidade, entre outros,  que são tão importantes na formação do indivíduo.

9 – Como você vê as mudanças na aplicação das provas do ENEM?

R: Com otimismo, em 2021, teremos mudanças significativas na forma de avaliar os alunos. O Enem seriado chega como parte do novo processo de avaliação da educação básica. Acredito que o novo modelo seja mais justo, afinal o estudante do Ensino Médio fará provas ao término do ano letivo com conteúdo específico daquela série que está cursando. Dessa forma, o Enem 2021 já vai valer como parte do resultado das provas para quem estiver no 1ª série do Ensino Médio. Quando esse aluno finalizar a educação básica em 2023, a nota do Enem para entrar na faculdade será composta pelo resultado dos 3 anos, ou seja, a pontuação será cumulativa, fazendo com que o aluno tenha 1 avaliação a cada término das séries que compõem o Ensino Médio. 

Mais para explorar