fbpx
loader image

Entrevista com a Diretora da Unidade Recreio – Rachel Macena

Compartilhar

Entrevista com a Diretora da Unidade Recreio – Rachel Macena

  1. Quais são os principais desafios em liderar  a Unidade mais nova da Rede Alfa CEM Bilíngue?

    R: Manter o mesmo padrão de qualidade das demais unidades da rede e formar uma equipe coesa, eficiente, e claro, sempre trabalhar com o foco na filosofia e nos pilares da escola: Bilinguismo, Relacionamento Próximo, Conhecimento e Infraestrutura. 
  1. Como é a estrutura da Unidade Recreio?

R: É uma unidade muito bonita, aconchegante e com espaços muito bem planejados, o que nos dá a possibilidade de acomodar nossos alunos com conforto e segurança.

  1. Quais foram os maiores desafios de ser a Unidade inaugurada no ano da pandemia?

R: Não termos tido tempo suficiente para conhecer mais nossos alunos e suas famílias, pois, com um pouco mais de mês de aulas, já entramos em quarentena. Ainda assim, utilizamos os meios digitais necessários para atender à demanda de todos os alunos.

  1. Como é a experiência de estar à frente de uma Unidade com os segmentos do Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio?

    R: É desafiadora, pois são segmentos que possuem especificidades diferentes e, por isso, é necessário que o diretor esteja antenado a todas, mas também é gratificante, pois consigo interagir com diferentes faixas etárias, diversos professores e acompanhar o desenvolvimento e crescimento dos alunos menores. Além disso, futuramente, poderei vê-los formados.
  1. Como o Bilinguismo apresentou-se como um diferencial positivo para essa nova unidade?

    R: O Bilinguismo, chancelado pela Universidade de Cambridge, difere o Alfa das demais escolas bilíngues, pois o programa de aulas diárias e o resultado de 100% de aprovação nas provas de proficiência confirmam a proposta e a eficiência do método utilizado pela escola.
  1. Mesmo sendo uma Unidade nova, como você lidou com a grande procura, principalmente na temporada de matrícula?

R: Fizemos muitos atendimentos de agosto de 2019 a fevereiro de 2020. Todos foram individuais e presenciais. Foi um período de muito trabalho, mas tivemos a oportunidade de conhecer um pouco cada família e obter feedbacks sobre como os alunos vieram das escolas pelas quais passaram.

  1. Como o Relacionamento Próximo se tornou elemento fundamental para a adaptação do ensino remoto durante a pandemia?

R: Apesar do distanciamento, mantivemos nosso contato com os responsáveis por e-mail, telefone e videochamadas, esclarecendo todas dúvidas ou questionamentos, o que nos possibilitou explicar a proposta de trabalho realizado pela escola neste período.

  1. Como foi o processo de adaptação dos novos alunos à unidade e à Metodologia do Colégio Alfa CEM?

    R: Nós somos um colégio que cobra muito dos alunos, assim, a adaptação foi gradual e acabou sendo concluída de forma remota. Por incrível que possa parecer, mesmo com o Ensino Remoto, cada turma conseguiu “criar” sua própria identidade.
  1. Quais foram os destaques para o sucesso do Ensino Híbrido utilizado pelo Alfa CEM?

    R: Manutenção da qualidade do período do Ensino Remoto com aulas ao vivo para o Ensino Fundamental 1 e aulas on-line para o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio, além da organização e adequação a todos os protocolos exigidos para a reabertura da escola para receber os alunos para as aulas presenciais.
  1. Quais são os planos para a Unidade Recreio, para 2021?

    R: Além de oferecer o Ensino Fundamental 1 no turno da manhã e tarde, estamos inaugurando também os serviços de Horário Estendido, Horário Integral e Horário Integral Master, visando atender à procura dos responsáveis por esses serviços neste ano de 2020.
    Consolidar o Ensino Fundamental 2 no turno da manhã  e o Ensino Médio, também no turno da manhã, mas com a inclusão de algumas tardes.
    Além desses serviços, ainda teremos algumas novidades que, em breve, serão divulgadas.

Mais para explorar