Realizamos uma atividade muito interessante de matemática aplicada. Esta atividade proposta pelo professor Diego Lemos foi realizada em duas etapas, sendo:
i) Foi apresentado aos alunos 2 exercícios sobre funções. No primeiro exercícios tínhamos duas funções afim que representavam o custo de um determinado serviço em duas empresas diferentes. Já o segundo exercício tínhamos duas funções, uma afim e outra quadrática, que apresentavam a receita e custo de produção de uma empresa em função da quantidade produzida. Nessa primeira etapa os alunos elaboraram tabelas com os valores das funções para valores diferentes de “x” (sendo x = dias de serviço (ex1) e x = quantidade (ex2))
ii) No laboratório de informática os alunos utilizaram a planilha do software GEOGEBRA para “plotar” os valores encontrados na primeira etapa da atividade, ou seja, reescreveram as tabelas em uma planilha eletrônica. Ao plotar os valores, eles conseguiram visualizar o comportamento dos pontos. Perceberam que os valores da função afim vão se agrupando sobre um linha reta, já os valores da função quadrática se agrupam sobre uma curva (parábola). Em seguida pedi para eles inserirem as leis das funções, ao executar essa ação o software cria o gráfico da função, e com isso eles puderam comprovar que todos os valores, encontrados nas contas, ficam sobre o gráfico.
No final da atividade criamos, com o auxílio do controle deslizante, uma função afim genérica ( y= ax + b) e ao variar o valor do controle vimos aos possíveis modificações do gráfico (reta), como inclinação e ponto de interseção com eixo Y.