O Colégio Alfa CEM Bilíngue vem desenvolvendo um lindo trabalho com Global Perspectives, uma matéria da Cambridge International, que acrescentamos em nossa grade escolar, em todo o ensino Fundamental e Ensino Médio.
Neste 1º Trimestre, os estudantes construíram diversos projetos, sobre os mais diferentes temas. Os projetos foram muito bem recebidos por eles e por toda comunidade escolar, especialmente por abordarem os diferentes pontos de vista ligados aos temas, fortalecendo a pluralidade do pensamento no colégio.
Nesse sentido, ao focalizar na abordagem transescalar e interdisciplinar, a disciplina oferece aos estudantes o aprimoramento de suas perspectivas originais, bem como aperfeiçoa a forma de comunicar clara e objetivamente em língua inglesa.
A experiência com Metodologias de Ensino Contemporâneas (Project Based Learning – PBL) e com a colaboração é um dos destaques na excelência atribuída aos estudantes.
Iniciaremos a nossa série sobre os trabalhos de Global Perspectives no 1º Trimestre, realizados pelas turmas do Ensino Médio.
Elas puderam consolidar a aprendizagem a partir da apresentação de projetos ligados à Lei e Criminalidade, bem como à Crise Migratória Contemporânea. Nesse sentido, foram abordados pontos de interesse comuns não apenas ao nosso país de origem, mas também a realidade em diferentes pontos do globo.
Os alunos das turmas da 1ª Série do Ensino Médio desenvolveram importantes trabalhos acerca do tema O Sistema Legislativo e Judicial do Brasil e do Mundo. Através de pesquisas teóricas, dados científicos e diferentes pontos de vista, desenvolveram importantes contribuições críticas para uma série de questões e discussões que envolvem e permeiam a sociedade brasileira.
Os trabalhos, apresentados inteiramente em inglês, possibilitaram um aprofundamento e uma série de debates, mostrando a capacidade de diálogo e de entrega de nossos alunos com temáticas sensíveis a nossa sociedade. Como alguns exemplos, temos: o processo de formulação de leis e o funcionamento das mesmas, passando por discussões associadas ao ideal de justiça e as diferentes formas e meios de atingi-lo; assim como, discussões acerca de direitos humanos, sistema de cotas e da relação do indivíduo com a lei.
Já os alunos da 2ª série do Ensino Médio realizaram trabalhos sobre a Crise Migratória, uma questão extremamente relevante para a nossa realidade. Eles demonstraram um grande amadurecimento acadêmico ao tratar de temas complexos relacionados à questão migratória, como: xenofobia, políticas anti-migratórias, refugiados e fuga de cérebros.
O tema é interdisciplinar, pois relaciona História e Geografia, além de Relações Internacionais. Nesse projeto, os alunos puderam pesquisar e entender questões globais e de grande importância à sua realidade e que comumente aparecem em questões de vestibulares.
A proposta da disciplina de Global Perspectives no Ensino Médio está calcada em uma série de pilares desenvolvidos pela Cambridge University, que buscam, através de uma metodologia inovadora e estimulante, ampliar habilidades que se relacionam não apenas com a vida escolar, mas como uma preparação para a vida profissional. dentre estas importantes habilidades estão: o pensamento crítico, a capacidade de organizar e sistematizar pesquisas sobre diversos temas, a importância da colaboração e do trabalho em equipe.
Na nossa próxima matéria teremos alguns exemplos dos lindos trabalhos realizados em Global Perspectives pelo nosso Ensino Fundamental. Não percam!
Central de Atendimento:
OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.