WhatsApp Agendar visita
WhatsApp Book visit
loader image

O Colégio Alfa CEM Bilíngue vem desenvolvendo um lindo trabalho com Global Perspectives, uma matéria da Cambridge International, que acrescentamos em nossa grade escolar, em todo o ensino Fundamental e Ensino Médio. 


Neste 1º Trimestre, os estudantes  construíram diversos projetos, sobre os mais diferentes temas. Os projetos foram muito bem recebidos por eles e por toda comunidade escolar, especialmente por abordarem os diferentes pontos de vista ligados aos temas, fortalecendo a pluralidade do pensamento no colégio.


Nesse sentido, ao focalizar na abordagem transescalar e interdisciplinar, a disciplina oferece aos estudantes o aprimoramento de suas perspectivas originais, bem como aperfeiçoa a forma de comunicar clara e objetivamente em língua inglesa. 


A experiência com Metodologias de Ensino Contemporâneas (Project Based Learning – PBL) e com a colaboração é um dos destaques na excelência atribuída aos estudantes. 

Iniciaremos a nossa série sobre os trabalhos de Global Perspectives no 1º Trimestre, realizados pelas turmas do Ensino Médio. 


Elas puderam consolidar a aprendizagem a partir da apresentação de projetos ligados à Lei e Criminalidade, bem como à Crise Migratória Contemporânea. Nesse sentido, foram abordados pontos de interesse comuns não apenas ao nosso país de origem, mas também a realidade em diferentes pontos do globo.


Os alunos das turmas da 1ª Série do Ensino Médio desenvolveram  importantes trabalhos acerca do tema O Sistema Legislativo e Judicial do Brasil e do Mundo. Através de pesquisas teóricas, dados científicos e diferentes pontos de vista, desenvolveram importantes contribuições críticas para uma série de questões e discussões que envolvem e permeiam a sociedade brasileira. 


Os trabalhos, apresentados inteiramente em inglês, possibilitaram um aprofundamento e uma série de debates, mostrando a capacidade de diálogo e de entrega de nossos alunos com temáticas sensíveis a nossa sociedade. Como alguns exemplos, temos: o processo de formulação de leis e o funcionamento das mesmas, passando por discussões associadas ao ideal de justiça e as diferentes formas e meios de atingi-lo; assim como, discussões acerca de direitos humanos, sistema de cotas e da relação do indivíduo com a lei.  



Já os alunos da 2ª série do Ensino Médio realizaram trabalhos sobre a Crise Migratória, uma questão extremamente relevante para a nossa realidade. Eles demonstraram um grande amadurecimento acadêmico ao tratar de temas complexos relacionados à questão migratória, como: xenofobia, políticas anti-migratórias, refugiados e fuga de cérebros. 


O tema é interdisciplinar, pois relaciona História  e Geografia, além de Relações Internacionais. Nesse projeto, os alunos puderam pesquisar e entender questões globais e de grande importância à sua realidade e que comumente aparecem em questões de vestibulares.


A proposta da disciplina de Global Perspectives no Ensino Médio está calcada em uma série de pilares desenvolvidos pela Cambridge University, que buscam, através de uma metodologia inovadora e estimulante, ampliar habilidades que se relacionam  não apenas com a vida escolar, mas como uma preparação para a vida profissional. dentre estas importantes habilidades estão: o pensamento crítico, a capacidade de organizar e sistematizar pesquisas sobre diversos temas, a importância da colaboração e do trabalho em equipe. 


Na nossa próxima matéria teremos alguns exemplos dos lindos trabalhos realizados em Global Perspectives pelo nosso Ensino Fundamental. Não percam!

Para participar do nosso processo seletivo, você deve preencher o formulário abaixo com seus dados, selecionar uma das vagas disponíveis, a unidade desejada e anexar seu currículo.
Boa sorte!

💙💛❤️

OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.