WhatsApp Agendar visita
WhatsApp Book visit
loader image

Entrevista com a Diretora da Unidade Arena – Liliane Doria

Compartilhar

Entrevista com a Diretora da Unidade Arena – Liliane Doria

1 – Qual é o sentimento de estar à frente de uma unidade do Grupo Alfa CEM Bilíngue? 

Tenho um sentimento de orgulho e responsabilidade. Acompanhei o crescimento do Colégio Alfa CEM e tenho o compromisso de manter vivo o sonho da Prof.ª Maria Cristina e de seus filhos: conduzir uma escola que vê educação além do conhecimento, uma escola onde afeto e carinho estejam sempre presentes.  

2 – Quais foram os desafios encontrados para liderar a 3ª unidade inaugurada do Grupo Alfa CEM Bilíngue?

R: Uma nova unidade sempre encontra desafios, estamos em um local em expansão,  era preciso conhecer as famílias e manter a essência do colégio. Mas a organização e o planejamento do Alfa CEM permite, através de seus pilares, que são Relacionamento Próximo, Conhecimento, Infraestrutura e Bilinguismo, mantermos um único modelo de Escola em todas as unidades. 

3 – Por se tratar de uma unidade dentro do espaço da Arena Olímpica, quais foram as facilidades encontradas em relação à unidade? 


R: Estar dentro do  Parque Olímpico, além de nos proporcionar muita segurança, nos permitiu a expansão de áreas que atendem tanto a Educação Infantil quanto o Ensino Fundamental e Ensino Médio,  como a quadra de esportes e o parquinho, porém todos os espaços da Unidade Arena foram arquitetonicamente pensados para serem funcionais e atenderem às necessidades do espaço escolar. 

4 – Quais são os desafios de liderar um colégio que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio?

R: Cada segmento tem características diferentes. Assim, o grande desafio é formar uma equipe eficiente e posso dizer, sem hesitar, que é fácil liderar quando se tem uma equipe como a do Alfa CEM Arena, afinal todos os colaboradores acreditam no trabalho que realizamos.

5 – Qual a importância da Educação Infantil no projeto do Alfa CEM?

 

R: Considero a Educação Infantil uma das mais importantes etapas na formação do estudante. Ela socializa, desenvolve habilidades básicas para o sucesso escolar, promove a cidadania, o lúdico e os laços afetivos, que serão refletidos durante toda vida.

6 –  Estamos vivendo um momento delicado de pandemia no mundo que afetou todos de diversas formas. Qual foi o impacto da pandemia na unidade e como superaram este momento?

R: Ao mesmo tempo que sofremos um impacto enorme, assim como toda sociedade mundial,  fomos extremamente hábeis em criarmos soluções para que nossos alunos não sofressem prejuízos no seu ano escolar. Aprendemos a trabalhar com o ensino remoto, as videoaulas, as aulas ao vivo, as novas formas de avaliar. Entramos diretamente dentro do ambiente familiar do aluno e tudo isso nos trouxe muito aprendizado. Vimos nossos alunos se tornarem autônomos  do seu conhecimento e, com certeza, a forma de educar nunca mais será a mesma. Mesmo em um ano tão difícil, toda equipe Alfa CEM conseguiu transformar dificuldade em aprendizado.

7 – Quais foram as estratégias que o Alfa CEM ofereceu para que seus alunos pudessem ter acesso ao ensino de forma digital?

R: Como disse, foi um momento de muito aprendizado, o Colégio Alfa CEM já utilizava as plataformas digitais nas aulas, mas elas se tornaram a única alternativa para todas as aulas. Assim, foi preciso modificar a forma de ensinar: gravamos  aulas, usamos Google Meet, o Classroom, a plataforma Estuda e aulas transmitidas ao vivo. Aprendemos a cada dia e podemos dizer que nem tudo foi fácil, a internet nem sempre nos ajudou, mas temos um saldo extremamente positivo na forma digital de ensinar e de aprender.

8 – Sabemos que a educação socioemocional faz parte do desenvolvimento dos alunos, como foi a realização desses projetos de forma remota?

R:  O ano de 2020 nos privou da convivência presencial na escola, os projetos foram repensados, mas destaco o Projeto Resgatando Valores, que possibilitou a interação dos alunos, sem deixar de trabalhar valores como amizade, responsabilidade, generosidade, entre outros,  que são tão importantes na formação do indivíduo.

9 – Como você vê as mudanças na aplicação das provas do ENEM?

R: Com otimismo, em 2021, teremos mudanças significativas na forma de avaliar os alunos. O Enem seriado chega como parte do novo processo de avaliação da educação básica. Acredito que o novo modelo seja mais justo, afinal o estudante do Ensino Médio fará provas ao término do ano letivo com conteúdo específico daquela série que está cursando. Dessa forma, o Enem 2021 já vai valer como parte do resultado das provas para quem estiver no 1ª série do Ensino Médio. Quando esse aluno finalizar a educação básica em 2023, a nota do Enem para entrar na faculdade será composta pelo resultado dos 3 anos, ou seja, a pontuação será cumulativa, fazendo com que o aluno tenha 1 avaliação a cada término das séries que compõem o Ensino Médio. 

Mais para explorar

Ensino Fundamental 1

English Project EFAI

Para fechar o Primeiro Trimestre, tivemos uma semana de apresentações dos English Projects com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos

Para participar do nosso processo seletivo, você deve preencher o formulário abaixo com seus dados, selecionar uma das vagas disponíveis, a unidade desejada e anexar seu currículo.
Boa sorte!

💙💛❤️

OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.