Uma importante característica da Geração Digital que está na escola hoje é a capacidade de reunir facilmente os mundo online e offline; para os jovens e crianças nascidos e crescidos no meio dos avanços tecnológicos e das mídias eletrônicas, o físico e o virtual se misturam, se hibridizam. São, afinal, os usuários permanentes da Internet, das redes sociais, dos jogos multiplayers, da realidade virtual e aumentada. Nosso alunos são nativos digitais, repletos de touchscreens e gadgets, sempre buscando estender suas experiências através de ambientes virtuais e avatares.
O Colégio Alfa CEM Bilíngue tem apostado fortemente no Ensino Híbrido, reunindo o melhor oferecido pelos materiais impressos e escritos e a potência de ampliação da qualidade da aprendizagem oferecida pela Web. A justaposição destas metodologias garante que cada estudante possa realizar a sua jornada de aprendizagens contando com os recursos com os quais mais se alinha, mais se interessa.
Nosso material didático de 2018 ganhou a ferramenta de QR codes que permite contato midiático com os objetos de aprendizagem pretendidos: vídeos, teasers, imagens em geral levam os estudantes para os lugares necessários ao ensino, dando-lhe solidez, valor e significado.
O uso de ambientes virtuais também está sendo desenvolvido por nossos professores. Plataformas (Cambridge, Google Classroom, ZoomApp) conferem a possibilidade de ampliar o tempo e o espaço das aprendizagens; elas permitem que os professores possam aumentar a quantidade de estímulos para além dos 50 minutos de aula e das quatro paredes, com sugestões de estudos complementares, listas de exercícios, vídeos de revisão e material de aprofundamento, tira-dúvidas e tutorial à distância.
E claro, o uso de smartphones em sala de aula cumpre uma das grandes metas do Ensino Híbrido: retira esta imprescindível ferramenta contemporânea da clandestinidade, conferindo-lhe real uso e poder pedagógico, por gerar maior interesse do aluno e, simultaneamente, aumentar a qualidade da aproximação com os conteúdos e temas pretendidos pelo programa de aulas em curso.