Vamos pensar conosco???
Qual seria o diferencial de uma escola em que a sua fundadora é uma professora de História com experiência de anos?
Sim!!! A Filosofia da escola seria voltada a Projetos que auxiliam na maturidade cultural, histórica e social, aliando essa maturidade aos conhecimentos necessários para o desenvolvimento ético, emocional, social, humanístico e educacional dos alunos.
E foi com essa sensibilidade, que a Rede Alfa CEM Bilíngue desenvolve há anos o Projeto Arte-Educação em todos os Segmentos – da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A abordagem em cada Segmento é singular. Isso se justifica pela especificidade de cada faixa etária que vê e sente a arte e o ensino/educação de forma diferente. Por conseguinte, os Projetos e artistas escolhidos, também são diferentes.
Vamos conhecer um pouco mais?
O Projeto Arte-Educação na Educação Infantil fez uma viagem pelas artes, explorando estilos e épocas, começando no Berçário 2 com a Arte Rupestre, sendo ela uma das mais antigas formas de expressão; passando por Yayoi Kusama, no Maternal 1, e as suas icônicas “bolinhas” que fizeram sucesso entre os alunos.
No Maternal 2, os alunos puderam “degustar” Claude Monet, o seu Impressionismo e a sua captura de luz; na Pré-Escola 1, os alunos vivenciaram a arte de Vincent Van Gogh, cujas obras revolucionaram a pintura com seu uso emocional da cor e da textura.
A Pré-Escola 2 veio com o brasileirismo do Mestre Vitalino e todas as suas esculturas e estética nordestina.
Que passeio cultural, não é mesmo?!
O Ensino Fundamental Anos Iniciais construiu o Projeto a partir de encontros históricos e artísticos no Brasil e no Mundo, seguindo alguns Marcos Históricos, como: Os povos originários do Brasil; A Chegada dos Portugueses no Brasil; A Ocupação e a Exploração das Terras Brasileiras; a Família Real e o Brasil; e a República Federativa do Brasil.
Para cada período, os alunos deram aula de História do período, de expoentes da pintura, escultura e da música, brasileira e internacional. Para além dessas informações, alinhamos o Projeto ao Eixo Temático da ONU, Aprendizagem Intercultural, Valorização da Diversidade e do Patrimônio Cultural.
E, aí, os alunos deram show!!!
No 1º Ano, os alunos abordaram o Marco Histórico Pré-cabralino, trazendo consigo a Arte Rupestre, os adereços e materiais tendo como pano de fundo os sons da natureza e de solenidades dos povos originários.
No 2º Ano, a partir do Descobrimento do Brasil e do seu Primeiro Ciclo Econômico, os alunos apresentaram a pintura de Leonardo Da Vinci, escultura de Michelangelo e a polifonia Coral. Em continuidade, o 3º Ano, abordou as Capitanias Hereditárias, Governo-Geral e Fundação do Rio de Janeiro, tendo como expoentes artísticos da época: na pintura, Caravaggio; na escultura, Aleijadinho; e na música, Joseph Haydn.
Maravilhoso, né? Quer saber mais? Vamos lá…
O 4º Ano incumbiu-se de trabalhar a Chegada da Família Real ao Brasil, além de divulgar o que estava acontecendo nas artes no mundo e no Brasil, naquele momento: na pintura, o brasileiro Victor Meirelles; na escultura, Rodin; e na música, Clara Schumann. Com o 5º Ano ficou a responsabilidade de chegar na República, os seus presidentes e principais eventos do período; apresentando como ícones: na pintura, Heitor dos Prazeres; na escultura, Jean Dubuffet; e música, Queen.
Agora só nos resta convidá-los a ver os lindos cliques e passear conosco pela História, informação, aprendizagem e realidade social, tudo elaborado e apresentado por alunos de 6 aos 10 anos de idade!
Central de Atendimento:
OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.