Phenomenon Based Learning (Aprendizagem baseada em fenômenos)
Uma forma inteligente de aproximar os conteúdos pretendidos no currículo escolar e o mundo real é a aplicação da Aprendizagem Baseada em Fenômenos. Costumeiramente realizada em times, esta metodologia ativa é considerada a mais complexa pelos especialistas por reunir “etapas” de outras metodologias, provenientes da aprendizagem baseada em problemas e da aprendizagem baseada em projetos, ainda que de forma mais sofisticada e articulada. Esta metodologia oferece maior relevância aos conteúdos por inseri-los na lógica do letramento científico, com exercícios de recorte de temas, de elaboração de hipóteses, de pesquisa de campo apoiada em coletas de dados/informações reais e de consolidação dos resultados.
Esta metodologia fomenta uma aprendizagem baseada na investigação, no cultivo da dúvida e da curiosidade. O que deve de fato ser estimulado na escola que pretenda conferir ao estudante a parte mais importante e esperada por um currículo de Educação para a vida: o desejo e o prazer de aprender coisas novas. Afinal, é esse olhar constante de interesse pelo mundo e por seus fenômenos que gera o encantamento da criança e, posteriormente, o engajamento do jovem na busca pela autonomia intelectual, pela capacidade de refletir sobre diferentes situações-problema – local e globalmente -, pela capacidade de criticar conceitos e ideias, pela potência de criar/inovar e, principalmente, pela aptidão às sempre necessárias novas aprendizagens, desenvolvendo a competência elementar a sua emancipação: o aprender a aprender.
#aprendendoaaprender
#readytogobeyond
#saudadesAlfaCEM