fbpx
loader image

Sobre o ano de 2019…

Compartilhar

O ano de 2019 traz compromissos importantes; festejaremos os 25 anos do Colégio Alfa CEM Bilíngue, cumpriremos as obrigações de nosso segundo ano na Rede Internacional de Escolas Associadas da Unesco (erguendo o tema-projeto Tupi or Not Tupi (?): memória e patrimônio das culturas indígenas), daremos continuidade ao projeto ‘Um olhar investigativo no Sertão Carioca”, implantaremos o Currículo Diversificado e o Programa de Tutoria no Ensino Médio, entre muitas outras importantes ações para realizar a nossa missão pedagógica: “educar crianças e jovens, em um ambiente ético e fraterno, para o desenvolvimento da autonomia intelectual, da criatividade e da responsabilidade social”.

Estamos começando o ano letivo e queremos que ele seja realmente novo e não, como diria Carlos Drummond de Andrade (Receita de Ano Novo), “apenas pintado de novo” e “remendado às carreiras”. Todo ‘ano-novo’ merece carregar a pretensão de superar o anterior, de ter condições para que nossos desejos se cumpram, de proporcionar mais coragem e entusiasmo para fazer o bem (sem olhar a quem).

Mas digo: o ‘ano-novo’ é apenas o território simbólico de um possível ‘eu-novo’ que se expressará contemplando o horizonte, o ‘tempo-por-vir’. Por isso, nada de perguntar “o que esperar do ano-novo?”. E sim, “o que esperar do ‘eu-mesmo-novo’?”. O que farei de diferente em minha vida com a ‘coisa-nova’ que floresce nesta estação? Não é o ano-novo que trará algo de inovador para o mundo. Somos ‘nós-mesmos-novos’ que construiremos circunstâncias/oportunidades para este ano-novo ser repleto de coisas-novas.

O relógio, o calendário e qualquer apetrecho de “controle do tempo” nada poderão fazer por nossos sonhos-projetos. A ‘coisa-nova’ que procuramos não está em outro lugar, senão, dentro de nós mesmos. Portanto, nada de desejar um simples “ano-novo”. Bem mais que isso. O Colégio Alfa CEM Bilíngue deseja a todos – estudantes, familiares e professores – um “Feliz-Nós-Mesmos-Novos” para que 2019 seja, incontornavelmente, o melhor ano de nossas vidas!

Mais para explorar

Ensino Fundamental 1

A Formatura do 5º Ano – Turmas 2023

Final de ano é recheado de festas e, uma delas, é a Formatura. Esta representa uma conquista inimaginável, pois cada aluno sente mais ou menos