fbpx
loader image

Ready to go beyond

Compartilhar

A temática do trabalho com as habilidades socioemocionais, que suportem o desenvolvimento da autonomia intelectual, do autoconhecimento, da convivência harmônica e da responsabilidade social de nossos alunos, permeia todo o Sistema de Ensino Alfa Cem. Abordamos essa temática, de forma mais direta, em iniciativas que começam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1 com o Projeto Resgatando Valores e chegam ao Ensino Fundamental 2 com a disciplina READY TO GO BEYOND.

READY TO GO BEYOND, disciplina que carrega em seu nome o lema do Colégio Alfa CEM Bilíngue, é uma disciplina focada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estruturada segundo os quatro pilares para a educação no século XXI de Delors: aprender a aprender (aprender a conhecer), aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer.

Quando falamos em desenvolver habilidades socioemocionais na escola, estamos falando em promover comportamentos, pessoais e em sociedade, altamente desejáveis para facilitar a socialização, o autoconhecimento, o reconhecimento e autocontrole das emoções, dentre outros. Fomentamos através de READY TO GO BEYOND o exercício destas habilidades socioemocionais no dia a adia, a ponto de se tornarem competências adquiridas.

As competências socioemocionais são habilidades e atitudes que podem ser ensinadas, reforçadas e que precisam ser praticadas. Estudos já comprovaram que estas competências podem ser desenvolvidas a qualquer tempo no ciclo de vida, até mesmo na fase adulta. Porém, a escola é um locus privilegiado para que estas competências se desenvolvam. O ideal é que estas competências sejam desenvolvidas desde a Educação Infantil e continuem a se desenvolver no Ensino Fundamental durante a primeira parte da adolescência. Assim o jovem chegará ao Ensino Médio – segmento de grandes desafios acadêmicos e emocionais -, mais fortalecido, centrado, com garra e boa autoestima.

Mais para explorar

Ensino Fundamental 1

A Formatura do 5º Ano – Turmas 2023

Final de ano é recheado de festas e, uma delas, é a Formatura. Esta representa uma conquista inimaginável, pois cada aluno sente mais ou menos