WhatsApp Agendar visita
WhatsApp Book visit
loader image

Os alunos do Ensino Fundamental 2 tiveram importantes pesquisas para os Projetos 3 e 4 da disciplina de Global Perspectives no Segundo Trimestre. Com as atividades no formato PBL – Project Based Learning, os alunos puderam desenvolver suas habilidades de pesquisa, raciocínio lógico, interpretação, análise, comunicação,  organização e trabalho em equipe, além das competências linguísticas em inglês. 

 

No 6º ano do Ensino Fundamental o terceiro projeto tratou de um tema de extrema relevância para o futuro da humanidade: a segurança alimentar. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO – Food and Agriculture Organization), segurança alimentar é quando “todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso a alimentos seguros e nutritivos suficientes que atendam às suas necessidades dietéticas e gosto alimentar para uma vida ativa e saudável”.

Nosso quarto projeto teve como tema Direitos Humanos. Os Direitos Humanos incluem direitos necessários para garantir a todos os seres humanos liberdade, igualdade e dignidade independentemente da sua raça, gênero, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Cada grupo escolheu pelo menos dois artigos da Declaração Universal do Direitos Humanos e propôs uma análise crítica associada ao não cumprimento dos mesmos em diferentes contextos sociais do planeta.

 

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, na elaboração do terceiro projeto, tiveram como  tema principal “Social inequalities“. A desigualdade social é um processo existente dentro das relações das diferentes sociedades, estando presente em todos os países do mundo. Por meio da Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes puderam exercitar habilidades de trabalho em grupo e exercer autonomia no processo de aprendizagem. Estimulando não só a pesquisa sobre a temática, como também as interrelações com suas perspectivas como grupo e individualmente.

O quarto projeto  teve como tema principal “Urbanisation”. Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. A culminância desse projeto foi a gravação de um episódio de mesacast, em formato de vídeo em que os integrantes apresentaram um debate sobre a pesquisa. 

 

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental tiveram como tema principal no terceiro projeto, o processo conhecido como globalização, que ao longo dos séculos e, sobretudo, das últimas décadas, tem influenciado diversos pontos da vida ao redor do mundo.

O quarto projeto teve como tema principal o turismo, as viagens, e os meios de transporte associados a estes. O turismo é hoje uma das principais atividades econômicas presentes no mundo, movimentando grande quantidade de dinheiro, recursos e pessoas. Assim, questões como as desigualdades e dilemas sociais alimentados pela indústria do turismo, o impacto ambiental das viagens de longa distância, a necessidade de preservação de sítios históricos e de costumes locais, o choque cultural e os impactos da pandemia reverberam com particular intensidade neste meio. Cada grupo gravou um episódio de mesacast, em formato de vídeo, em que os integrantes irão apresentar um debate sobre a pesquisa.

 

Para os alunos do 9º ano, o terceiro projeto teve como tema principal “Conflict, Peace and energy resources”. Conflitos e guerras fazem parte da história da humanidade. Em tempos de conflito, dentro ou entre territórios, a cooperação internacional é fundamental e órgãos como a ONU possuem papel importante na mediação. O diálogo pela paz é fundamental para se evitar os horrores da guerra.

O quarto projeto teve como tema principal “Media and Communication”. De forma geral, os meios de comunicação surgem a partir da necessidade do ser humano de passar informação uns aos outros, sendo essas inicialmente compostas por meio de sinais, gestos e sons. O trabalho foi desenvolvido através do Google Sites, estando em formato de website.

 

Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Alfa CEM Bilíngue tiveram importantes pesquisas para os projetos 3 e 4,  da disciplina de Global Perspectives no Segundo Trimestre.  Com as atividades no formato PBL – Project Based Learning nesses projetos, os alunos puderam desenvolver suas habilidades de pesquisa, raciocínio lógico, interpretação, análise, comunicação, organização e trabalho em equipe, além das competências linguísticas em inglês. 

 

Na 1ª Série do E.M., o terceiro projeto teve como tema principal “Education for all”, que tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a importância de uma educação de qualidade e os desafios enfrentados pela educação no mundo, ou seja, pensar a educação em perspectiva global.

O quarto projeto teve como tema principal “Digital World”, que tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a importância e os desafios de um mundo digital em constante crescimento ao redor do globo. 

 

Na 2ª Série do E.M., o terceiro projeto teve como tema principal a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, tendo em vista que esses direitos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos.

Já no quarto projeto, “Fuel and Energy”, fica clara a nossa responsabilidade em relação ao conhecimento acerca das formas de criação de energia e combustível no mundo contemporâneo, sobretudo em tempos de mudanças climáticas. 

 

Aprecie as fotos das apresentações dos Projetos dos nossos alunos!

Para participar do nosso processo seletivo, você deve preencher o formulário abaixo com seus dados, selecionar uma das vagas disponíveis, a unidade desejada e anexar seu currículo.
Boa sorte!

💙💛❤️

OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.