fbpx
loader image

Professores da Rede Alfa CEM recebem formação sobre Cultura Maker

Compartilhar

Educação tem um papel de grande importância para o avanço de nossa humanidade, se somos a espécie que domina o planeta, muito se deve ao fato de sermos capazes de produzir conhecimentos a partir de informações e experiências que vivemos. Além disso, também temos a capacidade de transferir o que sabemos e ajudar as demais pessoas a construírem e ampliar estes conhecimentos.

Ao mesmo tempo que se amplia as possibilidades para a obtenção de material de estudos disponibilizados na rede, muitas vezes de forma gratuita, também se torna necessário o desenvolvimento de competências e habilidades que o modelo educacional vigente não atende.

Além do aprendizado de conhecimentos e conceitos necessários para as atividades que serão realizadas em suas vidas profissionais, no século XXI, também é necessário que sejam desenvolvidas diversas competências e habilidades, dentre as quais podemos citar as seguintes:
Colaboração, criatividade, capacidade de inovação, flexibilidade cognitiva, negociação, inteligência emocional, pensamento crítico, capacidade de julgamento e de tomada de decisões.

Outro recurso que temos à nossa disposição na atualidade são as atividades relacionadas a Cultura Maker que se baseia na aprendizagem a partir do exercício da autonomia (faça você mesmo) e criatividade.

O movimento Maker explora o exercício da criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento da capacidade de inovação. Esses aspectos são considerados importantes na formação de pessoas na atualidade. O uso de conceitos de eletrônica e sucatas também amplia as possibilidades de trabalho dentro desse movimento.

A proposta de uso da Cultura Maker no espaço educacional, para que tenha o objetivo alcançado, torna obrigatório a utilização de metodologias ativas. Só assim temos a oportunidade de fazer com que os alunos sejam tão protagonistas quanto os docentes e, para que isso ocorra, as atividades devem privilegiar a ação dos alunos.

Mais para explorar