Problem Based Learning
Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) – Diretora Maria Carolina Alves
Considerada uma das mais sofisticadas Metodologias Ativas, exige do professor estudo prévio sobre os temas/conteúdos que precisam ser abordados no programa, dedicação de tempo à construção da proposta-aula e uma boa dose de criatividade para que um problema coerente, instigante e bem adequado à faixa etária pretendida seja elaborado.
O professor, após organizar a turma em times de estudantes (o Problem Based Learning é fundamentalmente um Team Based Learning avançado), dispara para a sua turma uma situação problema. As respostas e soluções somente serão alcançadas a partir de fases distintas e complementares de investigação e pesquisa.
Na primeira fase, na qual o problema é apresentado, os times deverão fazer seu brainstorm, elencar hipóteses de soluções e verificar o que lhes falta para que a resposta correta seja determinada.
A segunda fase ocorre fora de sala de aula – individualmente: aqui os estudantes deverão buscar o conhecimento faltante, que permitirá refutar algumas das hipóteses, manter e/ou aperfeiçoar outras na direção da resposta pretendida.
A terceira fase organiza-se pelo reencontro do time em sala de aula; agora, reunindo os novos conhecimentos adquiridos por cada membro, deverá finalmente consolidar uma proposta de solução ao problema anunciado.
Há pequenas variações no formato do Problem Based Learning – e claro, os formatos precisam acima de tudo, corresponder às expectativas pedagógicas, aos alvos educativos. Mas todos eles indicam a necessidade de divisão de tarefas nos times formados pelo professor: um líder, e um auxiliar serão fundamentais para os exercícios de aprendizagem ativa pretendida, na linha da liderança, do empreendedorismo e da gestão de tempo, recursos e pessoas. Todos os pré-requisitos para estarem cada vez mais preparados para ir além!
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