fbpx
loader image

Pós Flica e Trabalho de Campo 2018

Compartilhar

No último sábado, dia 5 de maio, o Colégio Alfa CEM Bilíngue realizou a 1ª Feira Literária Internacional, reunindo os quatro segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio) para produções pedagógicas que colocaram a literatura em destaque: teatro, cinema, linguagem digital, quadrinho, fotografia, desenho e pintura. Postos em forma alternada de exposição, oficinas e apresentações, os trabalhos cumpriram a meta do evento: sensibilizar para a preservação dos recursos hídricos e para o reconhecimento da água como elemento organizador da cultura e da sociedade.

Água(s) da Poesia cumpriu o primeiro módulo do Projeto “ÁGUA(S): POESIA, GENTE E TERRA”, que está sendo desenvolvido pela nossa escola no ano de 2018 para acompanhar a orientação do plano de ação da Década da Água proposto pela Unesco. E a literatura serviu-nos como fio condutor para que pudéssemos sensibilizar para a questão da crise hídrica que, de maneira assustadora, se agiganta no horizonte mundial e, especificamente, no nosso Brasil. Um país que tem sua cultura marcada profundamente pela água, por vezes pela sua presença abundante e alegre, por vezes pela sua ausência miserável e mortal.

Água(s) da Gente serão tratadas pelos projetos Arte Educação e o Fórum de Humanas, conferindo às Ciências Humanas (Sociologia, Filosofia, Geografia e História) a responsabilidade de permitir desvendar a complexidade do tema em seus aspectos sociais. Enquanto que Água(s) da Terra serão tratadas pelos projetos Feira de Ciências e Espaço Científico, desta vez, Biologia, Física e Química garantirão uma aproximação sofisticada para o tema águas em suas dimensões naturais.

Sem falar nos Trabalhos de Campo que, propondo um olhar investigativo no Sertão Carioca (que reúne os bairros da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá), lança olhares de investigação e pesquisa para o complexo lagunar situado no entorno de nossas unidades e tão importante para a preservação da biofauna e bioflora da Cidade do Rio de Janeiro. Nos meses de maio e junho, o Ensino Fundamental 2 estará na rua: Parque Chico Mendes com 6º ano e CEDAE e praia da Barra da Tijuca com 7º ano. Um itinerário educativo rico e potente para a formação integral, humana e cidadã!

Mais para explorar

Ensino Fundamental 1

A Formatura do 5º Ano – Turmas 2023

Final de ano é recheado de festas e, uma delas, é a Formatura. Esta representa uma conquista inimaginável, pois cada aluno sente mais ou menos