O Colégio Alfa CEM Bilíngue completa 25 anos de história muito bem-sucedida na educação de crianças e jovens; acumulamos experiência e conhecimento específico com os diferentes segmentos e, principalmente, esforçamo-nos para sempre oferecer excelente equilíbrio entre tradição e transformação.
Asseguramos o equilíbrio das forças da manutenção e da inovação para alinhar responsavelmente a escola ao seu tempo histórico, às demandas sociais vigentes e, principalmente, aos sujeitos da aprendizagem (nossos alunos!), suas expectativas de educação, seus anseios e suas metas.
O Ensino Médio é o símbolo do nosso projeto pedagógico; esta etapa corresponde ao ultimato de autonomia intelectual, ao ápice do pensamento crítico, à consolidação das habilidades sócio-emocionais e do arcabouço ético-moral necessários às etapas futuras: continuidade dos estudos no Ensino Superior, inserção no Mundo do Trabalho e exercício pleno de cidadania.
Neste sentido, vale ressaltar que assistimos muitas mudanças nas últimas gerações de estudantes. Com destaque, para aqueles que ocupam as cadeiras escolares do Ensino Médio. E precisamente agora em sala de aula, estão os jovens que nasceram com a internet consolidada como espinha dorsal da estrutura sociocultural contemporânea, distribuindo de maneira eficiente e veloz uma infinidade de dados e informações pela rede de virtualidades.
São jovens que nasceram com computadores hiper-sofisticados acoplados a pequenos telefones celulares (que já nem são tão usados em ligações convencionais), com essa alternância de imagens e hipertextos na web, envolvidos com o mundo online dos games multiplayer e com a explosão das redes sociais que parecem borrar as fronteiras entre o público e o privado a partir das inúmeras possibilidades de conexão, interatividade e compartilhamento.
Esses jovens nasceram em plena Idade Mídia! Possuindo maneiras bem específicas e de sentir, pensar e agir; e são esses jovens que, cada vez mais, demandam por modificações, demandam por aperfeiçoamentos, demandam por demandar. São de fato criadores e criaturas deste novíssimo mundo de escolhas, de montagens e de personalizações. Eles são os nativos do admirável (novo) mundo on demand.
E é exatamente por considerarmos essas características que, para o último segmento da Educação Básica – nosso Ensino Médio -, com muito orgulho, apresentamos o Catálogo de Disciplinas Eletivas que compõem o Currículo Diversificado.
Este catálogo que você tem em mãos é composto pelas opções de aprofundamento e/ou aperfeiçoamento em saberes e/ou competências, em diferentes áreas do conhecimento, disponíveis para nossos estudantes (e seus exercícios de autonomia) durante o ano letivo de 2019.
O Currículo Diversificado é uma expansão pedagógica especialmente programada por nossa equipe de professores e coordenadores de área; ele considera os saberes e as competências necessárias ao segmento, porém, diferente do Currículo Comum destinado para todos os alunos em iguais conteúdos e formatos, o Currículo Diversificado se estabelece tendo a escolha dos estudantes, a eletividade, como ponto de partida e de chegada em sua organização e usufruto.
E com o documento em mãos, cada estudante poderá organizar suas escolhas, indicando para o si o caminho mais desejado na construção de seu próprio percurso formativo. Com o catálogo em mãos, o(a) aluno(a) poderá conhecer quais rotas estarão disponíveis para a montagem de sua trilha de aprendizagens e, finalmente, assumindo a responsabilidade da auto-gestão de sua vida acadêmica, decidir.
As disciplinas eletivas aqui dispostas serão disponibilizadas nas nossas três unidades com o segmento de Ensino Médio ativo (Arena, Barra e Jacarepaguá). E há, vale destacar, larga estabilidade nesta lista apresentada. Isso ocorre para que o jovem possa ter segurança de executar suas escolhas considerando também o tempo que possui ainda destinado à escolarização – ou seja: os próximos anos.
Neste sentido, o estudante poderá escolher as disciplinas eletivas que pretende cursar em 2019 já, também, projetando aquelas que serão escolhidas nos anos vindouros. Este estado de previsibilidade assegura aos alunos os corretos exercícios de autonomia intelectual e planejamento acadêmico durante os três anos que compõem o Ensino Médio.
Temos absoluta certeza de que nossos estudantes usufruirão desta modalidade curricular de forma especial, com inteligência e autonomia, extraindo dela o máximo de sua potência e benefícios.
Nosso principal objetivo é, afinal, que os jovens finalmente possam colocar seus ideais de personalização a serviço da própria formação acadêmica, da escolha de seus itinerários, na edificação de seus projetos de vida.
Por André Ferreira
Direção Pedagógica