Leitura Viva
No Alfa CEM, acreditamos que o ensino vai muito além da aula expositiva. Aqui, o protagonismo do aluno é prioridade, e o professor é um mediador ativo na construção do conhecimento. As atividades de leitura do 1º Trimestre no Ensino Fundamental Anos Finais são um exemplo claro disso. A proposta foi trabalhar os livros paradidáticos de forma dinâmica, criativa e engajadora, transformando a leitura em uma experiência imersiva.
No 6º ano, o livro Selvagem, de Juan Villoro, foi ponto de partida para um Sarau Literário. Em roda, os alunos compartilharam seus trechos preferidos e dramatizaram cenas marcantes da história, com o objetivo de estimular a oralidade, a escuta ativa e o respeito pela fala do outro.
Já os alunos do 7º ano protagonizaram um Julgamento Literário, refletindo sobre a obra de Dom Quixote. Seria ele um herói idealista ou um louco inconsequente? Divididos em grupos de acusação e defesa, os estudantes argumentaram com base no texto e exercitaram, com entusiasmo, a leitura crítica, a argumentação e o trabalho em equipe.
No 8º ano, a investigação tomou conta da sala com a atividade “Incrimine um inocente”, inspirada no suspense E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie. Os grupos analisaram pistas, construíram linhas do tempo e apresentaram acusações criativas contra personagens inocentes, demonstrando leitura atenta e muita criatividade.
O 9º ano mergulhou em debates temáticos inspirados em Fahrenheit 451, conectando cenas de repressão do livro com formas contemporâneas de bullying. A atividade promoveu reflexões profundas e culminou em propostas de ações concretas para combater o bullying na escola, a partir de ideias como liberdade de expressão, empatia e valorização da diversidade.
No período de 12 a 23 de maio, vivenciamos essas experiências incríveis de leitura viva e aprendizagem ativa com nossos alunos, reafirmando o compromisso do Alfa CEM com uma educação dinâmica, participativa e transformadora.
Mais do que cumprir um cronograma de leitura, essas atividades mostraram que, aqui, os livros ganham voz, os alunos ganham palco e o aprendizado se torna real, vivo e significativo.