O Fórum de Humanas envolve simulações de debate e posicionamento político-ideológico, por isso é considerado um evento suportado pela metodologia de “simulation-based-learning” (aprendizagem baseada em simulações). Trata-se de uma metodologia ativa de aprendizagem que coloca o aluno no centro e desloca o professor para a função de mediador/orientador. Sem qualquer recorte ou síntese proveniente do educador, cabe ao estudante a busca pelo conhecimento, seu manejo e preparação.
Pesquisa, investigação, organização de hipóteses; apresentação e defesa de propostas. O método permite o exercício da dialética, fundamental para o desenvolvimento da autonomia intelectual pretendida. Durante o Fórum, os estudantes – divididos em grupos – são desafiados a “defender” seus pontos de vista diante de outro grupo, normalmente, com posição/proposição diametralmente oposta.
Neste sentido, vale destacar que a contraposição de ideias deflagra uma crítica severa aos modos simplistas que teimam em tentar organizar os fenômenos que estruturam a sociedade. O exercício de defesa de pontos de vista dá ao estudante a percepção libertadora de que as “verdades” não passam de arranjos sempre provisórios de alguns fatos selecionados e de boa argumentação; e, principalmente, que apenas a visão mais complexa os fenômenos pode oferecer alguma resposta válida para os problemas que a humanidade tem e ainda terá pela frente.
A edição de 2018 do Fórum reuniu todos os estudantes de Ensino Médio do Colégio Alfa CEM Bilíngue ao redor do tema do ano “ÁGUAS: POESIA, GENTE E TERRA”. Dando ênfase aos aspectos que subsidiam o subtema Águas da Gente, o evento permitiu debates sobre relevantes questões que envolvem a Crise Hídrica planetária e mesmo, localmente, itens específicos da pauta ecológica brasileira: privatização das companhias públicas e a comercialização do acesso à água e ao saneamento, construção de hidrelétricas pesca tradicional e aquicultura, exploração petróleo offshore e prevenção de acidentes ambientais, mudanças climáticas e as tecnologias a serviço da prevenção de catástrofes, o uso da água na indústria e agronegócios, investimento para a implantação de santuários hídricos e o necessário equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e preservação.
Como resultado tivemos belas apresentações, debates ricos e muitos elogios dos educadores envolvidos na formação das bancas e na orientação dos trabalhos; a Direção Pedagógica na cerimônia de encerramento do evento, parabenizou os estudantes pelas produções e deu grande destaque aos professores de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) que conseguiram alcançar o objetivo central do Fórum: garantir o encantamento e a dedicação dos jovens pelo estudo e pela aquisição de novos saberes.