fbpx
loader image

O contato com a literatura para uma criança em processo de desenvolvimento da linguagem é essencial! Tanto na forma oral, quanto na escrita, é responsável pela ampliação do vocabulário, do enriquecimento do imaginário, e, principalmente, da leitura de mundo. Aliada ao jogo simbólico, torna-se um laboratório para a vida.

Nesse contexto, a FLICA – Feira Literária da Rede Alfa CEM Bilíngue é desenvolvida na Educação Infantil, usando como fio condutor os temas anuais propostos pela UNESCO.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) convocou um movimento global para disseminar uma Cultura de Paz. E, ainda hoje, faz-se necessário e urgente continuar trabalhando essa temática, centrando nas relações do dia a dia, fortalecendo um ambiente saudável, privilegiando o diálogo e a mediação para a resolução de conflitos, respeitando a diversidade no modo de pensar e agir. 

Por tal relevância, a UNESCO declarou 2023 como o Ano Internacional do Diálogo como Garantia da Paz, embasando o nosso tema para a FLICA: Os Objetivos para uma Cultura de Paz sob a Perspectiva Infantil.

Com base na proposta da UNESCO, distribuímos os seis princípios fundamentais de linhas de ação pelas séries escolares, que serviram de fio condutor para as reflexões e vivências dos nossos alunos:

  • Berçário 2 e Maternal 1 – Respeitar a vida / Preservar o planeta.

  • Maternal 2 – Ouvir para compreender.

  • Pré-Escola 1 – Rejeitar a violência.

  • Pré-Escola 2 – Ser generoso / Redescobrir a solidariedade.

 

O que pudemos ver foi uma culminância com produções ricas e repletas de significado com tudo que nossos alunos experimentaram e aprenderam, assim como familiares sendo sensibilizados por tudo que os pequenos, cada qual da sua forma e jeito, conseguiram transmitir. Eles arrasaram! Aproveitem os cliques do evento!