fbpx
loader image

Entrevista com o Diretor da Unidade Jacarepaguá – Rafael Galvão

Compartilhar

Entrevista com o Diretor da Unidade Jacarepaguá – Rafael Galvão

1. Quais são os maiores desafios ao liderar a primeira e maior unidade da Rede Alfa CEM Bilíngue?

R: A unidade Jacarepaguá é o berço do Alfa CEM, onde o projeto pedagógico da Professora Maria Cristina se desenvolveu e ganhou a robustez que nos permitiu expandir. Recebo constantemente ex-alunos que retornam agora com seus filhos e tenho a responsabilidade de manter a mesma performance que fez, em alguns casos, a terceira geração de uma família ocupar nossos cartazes.

Isso foi forjado com respeito, relacionamento próximo e qualidade de ensino. Sou muito agradecido à direção geral de me confiar um legado tão importante.

2. Como é trabalhar com a pluralidade de segmentos na mesma unidade?

R: Adoro transitar entre o Planeta Mágico e o Alfa CEM, acompanhar a evolução dos alunos, ver em seus olhos o caminho traçado pela instituição e pelos professores que são seus desde sempre. Além disso, é impressionante ver como o trabalho pedagógico evolui segmento a segmento, trabalhando cada fase do aluno de acordo com sua faixa etária, de forma que o melhor de cada aluno seja desenvolvido. Costumo dizer que, no Alfa CEM, conseguimos preparar alunos que escolhem ser músicos, professores, engenheiros e até astronautas… Damos as ferramentas para que os alunos cheguem onde desejam.

3. Como é a experiência de liderar equipes especializadas para cada segmento?

R: Minha equipe é excepcional, são anos de experiência e formação de qualidade, temos uma troca constante de aprendizados; fico bastante confortável em pensar nas demandas macro da escola, sabendo que em cada segmento tenho supervisores e equipes focadas nas demandas que cada segmento exige.

4. Como se dá o processo de integração de novos alunos junto aos que já nos acompanham desde a Educação Infantil para que eles se sintam acolhidos?

R: Trabalhamos as habilidades de vida através do nosso Projeto Resgatando Valores. Estes são: Respeito, Amizade, Convivência, Cooperação, Generosidade, Honestidade, Responsabilidade, Superação e outros. O desenvolvimento destas habilidades tornam nossos alunos receptivos e amáveis, aliado ao desenvolvimento das atividades, nas quais o educador inclui alunos novos em grupos de alunos antigos, tornando o acolhimento agradável e natural.

5. Quais são os desafios de lidar com a expansão do bairro e o aumento da procura pelo colégio?

R: Jacarepaguá é um dos bairros que mais cresce no Rio de Janeiro. Temos um público exigente que procura infraestrutura e educação de qualidade, e estamos prontos para oferecer isso.

Não fazemos ações de marketing em outdoor e não panfletamos. Nosso público surge das indicações de quem nos conhece e não apenas aprova, comprova que oferecemos o melhor ensino de Jacarepaguá.

6. Como manter o aluno engajado ao longo de um ano de preparação?

R: A melhor forma de manter o foco é transformar a preparação em pequenas metas, assim o aluno não pensa na prova que irá acontecer somente no fim do ano, o próximo simulado sempre é o seu alvo.

Dessa forma cada aluno tem metas individuais traçadas ciclo a ciclo. E além da meta individual, uma meta para a turma é proposta, e quando esta é batida, a turma recebe um prêmio coletivo, que pode ser desde uma tarde de pizza liberada até um simples dia temático no qual os alunos podem vir fantasiados e fazem uma pequena confraternização no intervalo.

Um outro fator mais técnico é fazer com que o aluno conheça o concurso, compreenda o que é T.R.I, compreenda as metas de corte e saiba a diferença entre os modelos ENEM e UERJ para, dessa forma, optar pelo concurso que terá mais facilidade de aprovação e perceber que a aprovação está mais próxima do que imaginava.

 

7. A que se deve o excelente resultado do Colégio Alfa CEM Bilíngue no ENEM 2019?

R: A estrutura básica é aquela que muitas escolas fazem, ou seja, equipe de qualidade e intensidade dos exercícios. O diferencial do Alfa CEM se deve a 3 fatores:

  • A Formação Continuada, na qual a maioria desses alunos são nossos desde pequenos, e por isso tiveram uma base sólida de aprendizado desenvolvida ao longo de uma trajetória escolar;
  • Os Simulados Internos e Externos: nossos alunos fizeram muitos simulados ao longo do ano, dez internos e três externos, além do simulado UERJ. Como cada simulado tem dois dias de prova, foram um total de 27 dias de avaliação, tornando a preparação não somente intelectual, mas também física, afinal, ficar mais de 4 horas em uma avaliação é uma verdadeira prova de resistência. O dia da prova de verdade, para nossos alunos, não passa de mais um simulado;
  • O terceiro fator e, na minha opinião, o principal, é o conhecimento que temos sobre alunos e suas necessidades. Sabemos os pontos fortes e fracos de cada aluno, sabemos seus objetivos, portanto podemos direcioná-lo para a universidade onde ele terá melhor resultado, de acordo com seu perfil.

8. O que o Alfa CEM espera do ENEM Seriado?

R: Achamos positivo o modelo seriado, dessa forma será possível uma preparação mais linear do aluno e ele passa a entender que o vestibular está muito perto.

Para isso, remodelamos nosso Ensino Médio. A partir de 2021, os alunos terão acompanhamento individual em Matemática e Redação, relacionado a uma avaliação semanal dessas matérias. Consequentemente, tratamos as dificuldades de forma imediata, quando diagnosticadas.

Implementaremos também simulados externos desde o nono ano para que o aluno saiba como está chegando ao Ensino Médio e prepare sua evolução nos próximos três anos.

9. E quanto à preparação para o ENEM de 2020 durante a pandemia?

R: Acredito que fomos bem rápidos na adaptação para o ensino remoto. Durante a primeira semana, começamos as gravações para o Pré Vestibular e, na segunda, já introduzimos as aulas ao vivo, mas seria leviano dizer que a preparação foi semelhante, ainda mais com um modelo de orientação tão individual como o nosso.  

Dessa maneira, iniciamos no dia 23 de novembro o Intensivo Alfa CEM, com testes de velocidade, diagnósticos constantes e um programa especial de motivação para otimizar o resultado de nosso alunos.

Mais para explorar

Ensino Fundamental 1

A Formatura do 5º Ano – Turmas 2023

Final de ano é recheado de festas e, uma delas, é a Formatura. Esta representa uma conquista inimaginável, pois cada aluno sente mais ou menos