fbpx
loader image

Entrevista com a Diretora do Bilinguismo – Andréia Ramos

Compartilhar

Entrevista com a Diretora do Bilinguismo – Andréia Ramos

1) Como o bilinguismo começou no Colégio Alfa CEM?

Há 10 anos eu recebi um sonho da nossa diretora geral Maria Cristina: transformar o Colégio Alfa CEM em um Colégio Bilíngue. O que antes era um ideal, hoje é um trabalho real, reconhecido e chancelado pela Universidade de Cambridge.

Foram anos de muito trabalho, amor e dedicação, os quais construíram um dos principais pilares da nossa instituição: o bilinguismo.

Quando tudo começou, existiam apenas duas unidades: Jacarepaguá e Barra da Tijuca. O maior desafio foi iniciar com o projeto bilíngue em todos os segmentos ao mesmo tempo. 

Com a parceria e suporte da Cambridge University Press, o nosso planejamento inicial foi desenhado e, após alguns ajustes, chegamos ao formato que nos tem apresentado grandes resultados. Com a seriedade do nosso trabalho e com os resultados do nosso bilinguismo, o crescimento desta rede foi inevitável e atualmente já somos cinco unidades!

 2) Como é dirigir o bilinguismo de cinco unidades do Colégio Alfa CEM ?

Dirigir o bilinguismo de cinco unidades demanda muita dedicação, seriedade e planejamento.

É importante ter professores qualificados envolvidos no processo, além de garantir que estes se apropriem e se apaixonem por cada etapa do desenvolvimento linguístico dos alunos. Tenho muito orgulho de estar à frente de equipes tão competentes, cada uma com suas especificidades e que trabalham a língua inglesa com tanta competência. 

A parceria das supervisões de segmento e dos diretores das unidades no acompanhamento do processo bilíngue também são fundamentais para o sucesso do trabalho. 

3) Qual é a diferença no trabalho do bilinguismo entre os segmentos da educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental?

A educação infantil é um importante período para o aluno se familiarizar com a fonética e a escrita da sua língua materna, porém sabemos que este também é um excelente período para que a criança seja exposta a outros idiomas de forma natural. É exatamente assim que o nosso bilinguismo é apresentado na educação infantil, de forma lúdica, está presente diariamente através de músicas, histórias, jogos e brincadeiras.

Já no Ensino Fundamental 1, o bilinguismo se apresenta de forma mais estrutural, onde além de uma vasto vocabulário, toda a base gramatical escrita é apresentada de forma cíclica e gradual aos nossos alunos.

Todo o processo bilíngue foi desenhado para que a aprendizagem aconteça de forma natural e prazerosa.

4) O que acontece de diferente no bilinguismo quando os alunos entram no Ensino Fundamental 2?

Após a aprendizagem de toda a base gramatical da língua inglesa, os alunos estão prontos para novos desafios. Neste período, começamos com a apresentação dos diferentes tipos de leituras e interpretações de texto, estilos diferenciados de escrita, aprimoramento das habilidades de listening e speaking, além de projetos interdisciplinares, debates e conhecimentos literários das obras mais importantes dos principais de autores americanos e britânicos.

Os alunos também têm a oportunidade de fazer um intercâmbio (opcional) na Europa, em uma escola britânica, onde podem vivenciar o dia a dia de um estudante britânico.

5) É verdade que os alunos terminam o Ensino Fundamental 2 fluentes?

Todo o planejamento do bilinguismo foi desenhado para que os alunos fechem o ciclo de aprendizagem de conteúdos gramaticais no Ensino Fundamental 2. Nos anos do Ensino Médio, eles passam a usar o material da National Geographic Learning, que os permite fazer reflexões mais globais sobre diferentes perspectivas.

Com todos esses anos de vivência com a língua inglesa sendo trabalhada nas diferentes habilidades, os alunos terminam o Ensino Médio prontos para ir além. 

6) Por que os alunos fazem os exames de proficiência de Cambridge e como são os resultados?

Os exames de proficiência servem para comprovar o quão fluente o aluno é na língua estrangeira. No Colégio Alfa CEM Bilíngue escolhemos fazer os Exames de Proficiência de Cambridge porque, além dos certificados não perderem a validade, temos a credibilidade de exames de uma Universidade muito bem conceituada e reconhecida mundialmente. 

Por acreditar na importância de um acompanhamento na evolução da aprendizagem bilíngue dos nossos alunos, indicamos os exames de proficiência a partir do terceiro ano do Ensino Fundamental 1. 

Começamos a realizar essas certificações internacionais porque enxergamos a importância dos alunos poderem verificar e comprovar, a nível mundial, o desempenho deles na língua inglesa. 

Nos últimos cinco anos, temos obtido 100% de aprovação nos Exames de Proficiência de Cambridge e as nossas médias, por cada nível de exame, estão acima das médias  nacionais e mundiais, o que nos deixa muito orgulhosos. Esses nossos resultados nas certificações só vêm comprovar a qualidade do trabalho que estamos realizando no bilinguismo.

7) A que você atrela o sucesso do bilinguismo no Colégio Alfa CEM ?

Além de selecionar professores altamente qualificados, existe um alinhamento, tanto entre os professores quanto com a coordenação e comigo.  Isso faz com que o trabalho esteja sempre ocorrendo de forma eficiente. Todos são muito importantes e sabem o valor que o bilinguismo possui para a nossa instituição. Somos um time e, como tal, temos ideais e objetivos em comum.

Também é importante ressaltar que os nossos professores participam de treinamentos e workshops regulares, oferecidos pela nossa instituição juntamente aos nossos parceiros, pois temos a preocupação em oferecer sempre uma formação continuada e atualizada aos nossos profissionais.  

8) Quem são os principais parceiros do Colégio Alfa CEM no bilinguismo?

Conforme já mencionado anteriormente, a Cambridge University Press foi a nossa primeira parceira. O início do nosso trabalho foi muito bem alicerçado com ideias sobre planejamentos de aulas, estrutura de trabalho, treinamentos, além de todo o material didático. Todo esse suporte nos acompanha até os dias atuais, e posso dizer que grande parte do nosso sucesso veio desta base tão sólida que a Cambridge University representa.

Com a necessidade dos exames de proficiência, nasceu a nossa segunda parceria: a Cambridge Assessment English. Este departamento nos apresentou todos os exames de proficiência e, até hoje, nos auxilia na preparação e na aplicação dos exames de Cambridge. Foi através desta parceria e da seriedade com a qual nos dedicamos a realizar essas certificações que nos tornamos um Cambridge Preparation Centre. 

Nosso terceiro grande parceiro é a National Geographic Learning que está presente em alguns dos livros paradidáticos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além dos livros didáticos do Ensino Médio. Com uma plataforma digital riquíssima, a National Geographic nos oferece acesso a TED TALKS, vídeos, documentários e artigos atuais e globais, fazendo com que nossos alunos possam debater e refletir sobre os assuntos mais recentes divulgados em todo o mundo.  

Como acreditamos na necessidade de um conhecimento literário na língua inglesa como algo muito relevante na composição da aprendizagem bilíngue dos alunos, temos também parcerias super consolidadas com outras editoras internacionais para a aquisição de livros paradidáticos, que são: Oxford, Macmillan, HUB, Cengage Learning, Richmond e Pearson.

No ano passado ainda conquistamos uma nova chancela que nos deixou muito felizes e orgulhosos, vindo mais uma vez comprovar a eficácia do nosso trabalho bilíngue: a Cambridge International Education. Esta grande parceria traz muitos benefícios e mostra o reconhecimento do nosso trabalho, pois com ela teremos a oportunidade de oferecer um currículo diferenciado e internacional aos nossos alunos.

9) O que podemos esperar para 2021? Teremos novidades na língua inglesa?

Sim. Innovation é uma palavra que está sempre presente nas nossas reuniões e planejamentos bilíngues. Estamos sempre em busca de novidades e desafios. 

O Colégio Alfa CEM sempre esteve à frente do tempo e, mesmo com todas as adversidades que tivemos que enfrentar neste ano tão atípico de pandemia, a partir de 2021 teremos  uma novidade que já já será divulgada para todos os responsáveis!

Temos a certeza de que muito foi feito durante todo o ano de 2020, mas estamos nos preparando para um ano de 2021 ainda melhor! Aguardem nossas surpresas!

Mais para explorar

Ensino Fundamental 2

InterAlfa 2024 – 1ª Edição

No último 11 de junho, as dependências do Clube de Aeronáutica foram palco da 1ª edição do InterAlfa 2024, uma emocionante competição esportiva que reune

Ensino Médio

Rede Alfa CEM Bilíngue Brilha no ENEM 2023

🌟🎓 Rede Alfa CEM Bilíngue brilha no ENEM 2023! 🌟🎓 Estamos extremamente orgulhosos em compartilhar os resultados incríveis do ENEM 2023, onde a Rede Alfa