O tempo é algo abstrato e, por isso, aprender as noções relacionadas a ele é um desafio para as crianças na Educação Infantil. Alguns artifícios concretos podem contribuir para tornar esse aprendizado mais divertido e fácil de ser assimilado.
Inicialmente, a professora conversou com os alunos sobre o que pode ser feito pelas crianças durante o dia e também no período da noite. Elas expuseram suas rotinas e palpitaram sobre várias possibilidades. Depois, observaram as palavras “dia” e “noite” e circularam as vogais presentes em cada uma. Além disso, alguns quebra-cabeças com imagens relacionadas a essas palavras foram montados pela turma que, em meio a brincadeira, pode relacionar as figuras formadas aos períodos estudados anteriormente.
O desafio seguinte foi passear por um grande labirinto, montado em um tapete de TNT, e encontrar o caminho correto para chegar ao Sol ou a Lua. Tentativa e erro fizeram parte dessa dinâmica e ajudaram, também, a trabalhar o desenvolvimento de hipóteses individuais experimentadas por cada aluno. Para finalizar, as crianças fizeram uma técnica artística, desenhando em uma lixa.