O Dia dos Povos Indígenas, também conhecido como Dia do Índio, foi comemorado no dia 19 de abril. Esse dia foi instituído em 1943 pelo governo Vargas através do Decreto-Lei nº 5.540.
Em 2022, a partir da Lei nº 5.540, a comemoração adorada por todos passou a ser denominada como Dia dos Povos Indígenas. Com isso, o Brasil configura tal data como uma comemoração à diversidade das culturas indígenas.
Na Rede Alfa CEM Bilíngue foi uma semana de muitas brincadeiras. Afinal, o tema deste ano foi Brincadeiras Indígenas.
A organização dessa semana tão gostosa e esperada pelos alunos foi iniciada anteriormente, quando as Supervisoras se debruçaram na pesquisa de quais brincadeiras seriam trazidas para os pequenos da Educação Infantil e quais seriam as mais adequadas aos maiores do Ensino Fundamental 1.
Mas não é que apareceram muitas brincadeiras legais?!
Além das tradicionais petecas e futebol com bola formada de materiais recicláveis, os alunos puderam vivenciar algumas outras brincadeiras. Quer conhecer quais foram? Então venha com a gente:
Heiné Kuputisü: essa brincadeira é popular entre os Kalapalo, do Alto Xingu (Pará). Através dela os nossos pequenos curumins puderam demonstrar equilíbrio e resistência, pois tiveram de passar por um trecho demarcado apenas com um pé só… E, observe bem: nada de trocar de pé no meio do caminho!!!
Tobdaé: conhecido entre os Xavantes, é uma brincadeira usando a peteca (você sabia que peteca significa “golpear com as mãos”?). Originalmente, esse objeto era feito de areia, penas, couro ou palha de milho. A brincadeira consiste em tocar na peteca sem deixá-la cair no chão. Também brincamos da sua variante que é a utilização da peteca para como se fosse a bola do queimado. O jogador que é acertado, sai da brincadeira. Você acredita que muitas crianças não conheciam esse objeto e nem sabia como utilizá-lo?
Gavião e passarinho: é um pega-pega diferente, pois as crianças precisam desenhar no chão uma grande árvore. Nesta, deverão constar uma quantidade de galhos correspondentes ao número de participantes. Cada criança se aninha em um galho como se fosse um passarinho e é escolhido alguém para ser o gavião, que tentará pegar todos que estiverem fora dos seus galhos. Já imaginou a quantidade de gritos e quantas corridas o gavião levou, não é mesmo?!
Cabo de guerra: agora você se empolgou!!! Pode dizer, você queria estar matriculado só pra brincar de cabo de guerra!!! E os nossos alunos adoraram!!! Foi um tal de puxa pra cá… Puxa pra lá… Mas as professoras e auxiliares estavam todas de olho para mantermos a segurança de todos, assim como a manutenção das regras.
Corrida do Saci: essa rendeu muitas risadas!!! Os participantes tinham que chegar à linha de chegada, sem colocar os dois pés no chão. Os nossos alunos A-D-O-R-A-R-A-M!!!
Essas foram algumas das várias brincadeiras que ocorriam em algumas nações indígenas e que alegraram a semana dos nossos alunos.
O objetivo foi o conhecimento e o reconhecimento através do lúdico, porque quanto mais conhecemos mais respeitamos. Afinal, os povos originários não têm essa nomenclatura à toa e na Rede Alfa CEM Bilíngue aprendemos/ensinamos os valores essenciais para o convívio em sociedade.
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