fbpx
loader image

Bilinguismo e seus efeitos positivos para o desenvolvimento

Compartilhar

Um dos pilares do Colégio Alfa CEM é o bilinguismo. O ensino bilíngue chancelado pela Universidade de Cambridge é oferecido em todos os segmentos, desde o Maternal 1 até o Ensino Médio.Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e falar um outro idioma é fundamental para o mercado de trabalho. Mas se engana quem pensa que os benefícios de ser bilíngue se limitam às vantagens no mundo dos negócios.Nos últimos anos, diversas pesquisas apontaram mais razões para aprender outra língua. Aqui estão algumas:

1 – Efeitos positivos para o desenvolvimento
Uma pesquisa feita pela University College London (Inglaterra) apontou que o cérebro dos bilíngues desenvolve mais massa cinzenta em uma área ligada à obtenção de vocabulário. E quanto mais massa cinzenta, mais rapidamente o cérebro é capaz de executar uma determinada tarefa. Ou seja, a agilidade mental é elevada a outro nível.
2 – Mais atenção
Falar uma segunda língua contribui para que você tenha um melhor tempo de atenção e que possa executar uma tarefa múltipla melhor que os monolíngues. Os bilíngues são mais perceptivos e mais observadores quanto ao mundo ao seu redor. 
3. Vantagem educacional
Como estão acostumados a se concentrar em um de seus idiomas e filtrar o outro, os bilíngues têm a capacidade de se concentrar mais facilmente no que está sendo falado. Eles são mais propensos a serem menos distraídos e mais focados em tarefas, tendo um melhor desempenho na escola e na universidade.  
A prática e uso de dois idiomas faz parte do dia a dia dos alunos do Colégio Alfa CEM Bilíngue. Ficou interessado? Agende uma visita e garanta uma vaga para o seu filho!

Mais para explorar