fbpx
loader image

Aula passeio no Planeta Mágico Alfa CEM – Educação Infantil

Compartilhar

O conceito de aula-passeio foi cunhado pelo educador francês Celestine Freinet; sua ideia era reunir teoria e prática, dando maior sentido ao currículo escolar na medida em que o aproxima do mundo, dos fenômenos naturais e culturais que constituem nossa sociedade e o meio ambiente.

A proposta de Freinet está apoiada em três momentos:

1. Experimentação: realizada em forma de observação, comparação, coleta pelo estudante em seu material escolar, dos objetos da aprendizagem antes abordados em sala de aula. Ir a uma aula-passeio é colocar o estudante neste campo alargado de experiências educativas, estimulando-os ao mais importante objetivo pedagógico que se pode ter: o prazer de aprender e conhecer coisas novas.

2. Criação: partindo dos conhecimentos extraídos da experimentação, com a ajuda da imaginação, estimula-se a apropriação através de marcas da pessoalidade, do fazer “a sua maneira”. As atividades de ilustração que compõem este caderno trazem a proposta de, após as marcas intensas de curiosidade e vontade de aprender, proporcionar que a criança se torne autora e com isso, conduza o “novo objeto” para dentro de si, de forma mais sólida e significativa.

3. Documentação: uma vez experimentado e (re)criado, o conhecimento precisa ser registrado; permitindo o diálogo com outros pesquisadores  – que também dedicaram-se ao tema de estudo pretendido. As ações de aula-passeio tornam-se ainda mais ricas quando possibilitam o diálogo entre os estudantes, permitindo-os uma espécie de obra coletiva.

Estes são os mesmos momentos sobre os quais organizamos o projeto “Um Olhar Investigativo sobre o Sertão Carioca” que estrutura as aulas-passeio da Educação Infantil. O projeto se desenvolverá em sala de aula e posteriormente em cenários diferentes da região de entorno de nossas unidades, formada pela Baixada de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca.

“Sertão Carioca” é o apelido dado por Magalhães Corrêa, historiador que na década de 1930 retratou uma paisagem ainda rural, seus animais, suas plantas e as poucas pessoas desta região que – menos de um século depois – viria a se tornar uma das mais importantes da cidade do Rio de Janeiro.

Pretendemos com as ações investigativas conhecer o complexo lagunar local e a biodiversidade das restingas, manguezais e florestas remanescentes, assim como, identificar possíveis soluções para a preservação deste patrimônio carioca.

banneragendamentodereunio_1_original (1)

Mais para explorar

Ensino Fundamental 2

InterAlfa 2024 – 1ª Edição

No último 11 de junho, as dependências do Clube de Aeronáutica foram palco da 1ª edição do InterAlfa 2024, uma emocionante competição esportiva que reune

Ensino Médio

Rede Alfa CEM Bilíngue Brilha no ENEM 2023

🌟🎓 Rede Alfa CEM Bilíngue brilha no ENEM 2023! 🌟🎓 Estamos extremamente orgulhosos em compartilhar os resultados incríveis do ENEM 2023, onde a Rede Alfa