“A TERRA PODE MORRER.
A Humanidade pode desaparecer. O Futuro
não é um tempo garantido. (…) São vozes de gente estranha com
nomes estranhos. Vozes que parecem distantes no tempo. Mas são
vozes nossas, que habitam o nosso tempo presente e que carregam
temores que são bem atuais.
A Morte da Terra é, afinal, uma história sobre a nossa própria
fragilidade. O cenário absolutamente desolador – mesmo que
construído como uma prodigiosa imaginação – apresenta-se hoje
como um futuro possível da humanidade.”
J.H Rosny Ainé
A interdisciplinaridade é uma importante ferramenta para a construção do saber e para a apreensão de novas perspectivas. A relação entre diversas áreas do conhecimento rompe com os limites das disciplinas e estabelece uma visão mais ampla por parte do aluno.
A compreensão de que o ensino não é compartimentado, mas sim coletivo e multidisciplinar nos motiva a construir projetos para as séries dos anos finais do Ensino Fundamental 2.
O Trabalho de Oralidade e a Redação do Livro Paradidático, duas das avaliações da disciplina de Redação, solicita do aluno um conhecimento contextualizado de obras literárias e sua relação com o contemporâneo. Para tal, diversos professores são convidados ao longo do ano para planejar e executar as aulas interdisciplinares como forma de motivação e preparação para as apresentações futuras.
Neste encontro do 7º ano, os alunos de todas as unidades aproveitaram a sexta-feira à tarde e debateram a famosa obra “A morte da Terra”. Qual é o fim dos humanos sobre a Terra quando somos ameaçados por falta de água, extinção dos animais e degradação ambiental? Esta ficção científica do início do século XX pode nos trazer reflexões acerca da vida que levamos hoje e da sociedade que deixaremos para nossos descendentes.
Os professores de Geografia, Ciências e Global Perspectives se reuniram para dialogar com os seus alunos e, por meio de dinâmicas de grupos e atividades, compreenderam que literatura é contexto!
Confiram os cliques!
Central de Atendimento:
OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.