WhatsApp Agendar visita
WhatsApp Book visit
loader image

Os casos Sherlock Holmes estão sem dúvidas entre os mais conhecidos e estudados no gênero ficção e romance policial. O detetive da rua Baker tornou-se um sinônimo de perspicácia, intuição, inteligência e astúcia por utilizar métodos muito além do óbvio para solucionar mistérios. Por ser uma obra vasta, consolidada e de rico vocabulário, a Rede de Ensino Alfa CEM Bilíngue adotou uma série de livros paradidáticos de Sherlock Holmes para a leitura e trabalho na língua inglesa neste Segundo Trimestre, nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2. Os quatro títulos abordados em sala de aula foram: The Three Short Stories of Sherlock Holmes (6º ano), The Return of Sherlock Holmes  (7º ano),  Three Adventures of Sherlock Holmes (8º ano) e  Sherlock Holmes Short Stories  (9º ano).


Além das discussões e aprofundamento dos temas de cada livro, os alunos foram desafiados a criarem jogos no formato Escape Room. A atividade faz parte da nossa proposta de metodologias ativas, em especial PBL (problem-based learning) que busca que aluno desenvolva habilidades como: pensamento crítico, persistência, poder de análise e de síntese. O Escape Room nada mais é do que um jogo onde cada fase permite que o jogador resolva um problema/situação e só pode avançar as etapas à medida que desvenda elas. Os alunos utilizaram formulários online para criar as suas próprias salas e fases.


Em cada turma, os alunos foram divididos em pequenos grupos de até 5 componentes. O objetivo era solucionar os mistérios criados pelos outros grupos, respondendo a charadas. Cada grupo elaborou 5 charadas e ao dar a resposta certa, era possível avançar, até enfim revelar o mistério de cada história. Os alunos utilizaram habilidades de resolução de problemas e conflitos, capacidade de interpretação, raciocínio lógico, produção textual em inglês, ferramentas Google e sobretudo muita criatividade para escaparem e desvendarem os casos. 

  

O resultado final foi uma atividade dinâmica que além de aprofundar o uso do inglês em sala de aula, permitiu os alunos se desafiarem no uso de ferramentas digitais e se tornarem o centro do aprendizado inseridos em uma metodologia ativa voltada para a resolução de problemas. Apreciem as fotos das nossas turmas.

Para participar do nosso processo seletivo, você deve preencher o formulário abaixo com seus dados, selecionar uma das vagas disponíveis, a unidade desejada e anexar seu currículo.
Boa sorte!

💙💛❤️

OBS.: Só serão aceitos arquivos em PDF, DOC ou DOCX.