fbpx
loader image

Aprender a Aprender – Team Based Learning

Compartilhar

Aprender a Aprender – Team Based Learning

A Metodologia Ativa conhecida como Team Based Learning (TBL) – Aprendizagem Baseada em
Times, é uma estratégia pedagógica que estimula de forma intencional e potente o desenvolvimento das competências fundamentais para século XXI: a responsabilização dos alunos pela aquisição do próprio conhecimento, a gestão de tempo e tarefa(s) e, principalmente, o efetivo trabalho cooperativo.
Assim como as demais metodologias ativas, o TBL promove a descentralização dos processos educativos e deixam para trás os velhos modelos expositivos e monológicos e assumem os modelos colaborativos e dialógicos; desta maneira os alunos tornam-se o centro do processo e – de fato – caminham para a tão esperada autonomia intelectual.
A fundamentação teórica do TBL é baseada no construtivismo, fazendo com que o professor não seja uma figura autoritária, passando a ser um facilitador da aprendizagem dos estudantes envolvidos, em um ambiente igualitário.
Vale ressaltar que para que tudo ocorra em perfeita harmonia é necessário que alguns tópicos sejam respeitados como:
*Formação de equipes heterogêneas.
*Responsabilização coletiva e individual dos trabalhos dos alunos.
*Ter como foco das tarefas a aprendizagem da equipe.
*Os alunos devem receber “feedbacks” sobre seus desempenhos.
Desse modo é facilmente perceptível que a aprendizagem é dada de maneira construtiva em que as reflexões e interações dos alunos são de imensa importância para isso. Ademais, o desenvolvimento do trabalho em equipe para um objetivo comum, ajudará o aluno a lidar posteriormente no âmbito profissional, onde o trabalho em grupo é algo fundamental.
#aprendendoaaprender
#readytogobeyond
#saudadesAlfaCEM

Mais para explorar

Ensino Fundamental 1

A Formatura do 5º Ano – Turmas 2023

Final de ano é recheado de festas e, uma delas, é a Formatura. Esta representa uma conquista inimaginável, pois cada aluno sente mais ou menos