fbpx
loader image

Aprender a Aprender – O que é?

Compartilhar

Aprender a Aprender – O que é?

Fundadora e Diretora Geral Professora Maria Cristina Alves. “ Aprender a Aprender” é a atitude de quem aprende os procedimentos necessários ao aprendizado de qualquer conteúdo.

Nessa definição bem simples, observamos que há três palavras muito importantes: atitude, procedimentos e conteúdo.
Dizemos, portanto, que “Aprender a Aprender” é uma atitude, porque essa habilidade exige uma postura ativa de quem aprende, uma decisão de agir.
Essa postura é, então, dirigida a um objetivo: apropriar-se de um conteúdo, isto é, saber fazer algo, conhecer um assunto, aproximar-se de uma área do conhecimento ou dominá-la.
Contudo esse objetivo só pode ser atingido por meio de algum procedimento, ou seja, diferentes técnicas e/ou maneiras de fazer que permitem o aprendizado do conteúdo. Esses procedimentos podem ser ações concretas que quem aprende as realiza, mas são também formas de pensar tanto o conteúdo como também as maneiras de apropriar-se dele.
Feita essa breve introdução, vocês observarão, nesta série “Aprender a Aprender”, vários posts explicativos com exemplos de procedimentos e atitudes que utilizamos na nossa filosofia a fim de que todos os alunos atinjam esse mesmo objetivo, cada um no seu nível(idade) de aprendizado.
#aprendendoaaprender

Mais para explorar