fbpx
loader image

Aprender a Aprender – Mapas Conceituais

Compartilhar

Aprender a Aprender – Mapas Conceituais

Atuando há 40 anos na área de educação, verifiquei que uma das grandes dificuldades dos alunos era saber estudar, principalmente quando tinham muitos textos.
Ler uma matéria duas, três, quatro vezes até lembrar de tudo que estava escrito?
Nunca!
Isso é decorar e não aprender.
Como o próprio nome diz, o Mapa Conceitual é um diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias.
A maioria deles descreve conceitos, que são estruturados hierarquicamente, conectados com palavras de ligação, explicando as conexões realizadas entre eles.
Podem ser usados em qualquer matéria. Na área das Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e das Ciências, são uma ferramenta poderosa.
Se o aluno ler um texto ou uma determinada matéria e conseguir hierarquizar estabelecendo relações entre os conceitos chaves, com certeza demostrará que concluiu o aprendizado.
Nesse cenário de ensino remoto emergencial, o uso dos Mapas Conceituais, que já faz parte da nossa metodologia de ensino, atende ainda mais, as demandas dos nossos alunos e educadores, uma vez que esta forma de estudo estimula uma postura investigativa e autônoma em cada um.
#aprendendoaaprender
#xôcoronavírus
#saudadesAlfaCEM

Mais para explorar